No dia 21 de junho, às 21h30, o Auditório Mário Primo, na Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André recebe as “C”extas de Cultura que apresentam a ópera contemporânea “O Fauno das Montanhas”.
𝗦𝗶𝗻𝗼𝗽𝘀𝗲: Ao longo da história do cinema mudo, as atuações ao vivo sempre tiveram um papel fundamental. Quer através da execução de música ao vivo, ou, como no caso da exibição de filmes mudos no Japão, através de “benshis”(intérpretes que narravam ao vivo os filmes), as atuações ao vivo sempre fizeram parte do universo do cinema mudo.
A AREPO – Companhia de Ópera e Artes Contemporâneas apresenta a ópera de câmara O Fauno das Montanhas. Uma ópera muda original, para acompanhar e narrar o filme mudo de 1926, O Fauno das Montanhas, do cineasta madeirense Manuel Luís Vieira. Trata-se de um projeto inovador que pretende unir duas formas de arte distintas, ópera e cinema mudo, de forma a criar um novo subgénero operático – Ópera Muda.
Com música de Luís Soldado, libreto de Rui Zink, encenação de Linda Valadas e direção musical de Rui Pinheiro, a ópera tem como objetivo insuflar de vida o texto que o filme é, sem pelo caminho lha tirar. Este projeto não é uma restauração nem uma recriação, é algo entre – e também além.
👉Bilhetes: 5,00 € Sócios Quadricultura | 8,00 € Público em geral
Locais de venda: Vila Nova de Santo André: Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” – Santiago do Cacém: Auditório Municipal António Chainho
Organização: Quadricultura Associação
Apoio: Câmara Municipal de Santiago do Cacém | Junta de Freguesia de Santo André | Agrupamento de Escolas de Santo André
https://www.cm-santiagocacem.pt/…/cextas-de-cultura…/