Paulo de Carvalho e criação teatral de grande escala nas comemorações do 25 de Abril em Sines

O Município de Sines, com a parceria de várias entidades locais, comemora em abril os 50 anos da Revolução dos Cravos, que se assinalam em 2024.   

Entre as iniciativas programadas, destaque para os grandes eventos em espaço público, na noite de 24 e no dia 25 de Abril.

A 24 de abril, às 21h30, junto ao Centro de Artes de Sines, tem início o espetáculo LEVANTE, uma criação do Teatro do Mar, com a participação da comunidade. Com direção artística de Julieta Aurora Santos, trata-se de uma criação de grande escala que irá percorrer as ruas do centro histórico e terminar na baía de Sines, com uma atuação do Sylphes Aerial Ballet, num bailado aéreo sobre o mar. Uma espécie de “manual para uma revolução” é o repto de LEVANTE.

Logo a seguir, à meia-noite de dia 24, ainda na baía de Sines, dá-se as boas-vindas ao Dia da Liberdade com um espetáculo de fogo de artifício. Após o espetáculo, no palco da Av. Vasco da Gama, um dos mais reputados DJ portugueses, o DJ Kura, prolonga a alegria em forma de dança pela noite fora.

Nesse mesmo cenário, no dia 25 de Abril, às 21h30, é a vez de subir ao palco o cantor e compositor Paulo de Carvalho. Autor de “E Depois do Adeus”, uma das senhas da Revolução dos Cravos, apresenta-se em Sines com o espetáculo “As Cantigas que Eu Fiz … e Outras”, que junta as canções que Paulo tornou populares, novas canções e canções que escreveu ou compôs para outras vozes.

Ainda na cultura, outro destaque das comemorações é o programa “José Afonso – Música e Liberdade”, parceria da Câmara Municipal de Sines com a Tradisom. Entre 16 e 19 de abril, a memória de um dos mais geniais músicos portugueses percorre os espaços do Centro de Artes de Sines, com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais.

A contribuir para a memória da revolução e da vida local nesse período, temos duas atividades do Arquivo Municipal. No dia 20 de abril, às 14h30, na Sala das Armas do Castelo, realiza-se a Tertúlia da Liberdade, onde vários convidados vão relatar as suas experiências de como foi vivida a revolução. No dia 26, às 17h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, Maria Fernanda Rollo e Pedro Serra apresentam o livro “Projeto Sines”, onde se problematizam os anos que mais mudaram Sines, nas décadas finais do século XX.

A exposição “Liberdade? Ou Liberdades”, para ver o Centro de Artes de 23 a 30 de abril, mostra como esta data pode ser apropriada por um grupo de jovens artistas da região.

A componente protocolar do programa inclui mais uma vez a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho – dia 25, às 10h00 – e a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa da data – uma hora depois, no auditório do Centro de Artes de Sines.

O programa integral das comemorações, disponível em www.sines.pt, inclui muitas outras iniciativas culturais, com concertos, cinema, literatura, teatro, dança, a mostra gastronómica da Associação de Comércio Local de Sines e provas desportivas organizadas pelos clubes locais (Academia de Ginástica de Sines, Grupo Desportivo da Baixa de São Pedro, Clube de Natação do Litoral Alentejano, Hóquei Clube Vasco da Gama, Clube Náutico de Sines e Vespa Clube do Alentejo Litoral).

Leme site