“Odisseia” do Teatro Nacional D. Maria II passa por Sines

Durante o ano de 2023, o Teatro Nacional D. Maria II dissemina a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 concelhos. Sines é um desses concelhos, com atividades no Centro de Artes da cidade realizadas com a parceria do Município.

A presença do projeto “Odisseia Nacional” em Sines organiza-se em torno da exposição “Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o País”, que estará patente entre 28 de outubro e 18 de novembro.

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança, a exposição em Sines tem inauguração marcada para 28 de outubro, às 17h00, seguida de uma visita-guiada pelo seu curador e investigador, Tiago Bartolomeu Costa.

Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, esta exposição estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, sublinhando relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.

A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa –, produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades.

Nos dois últimos dias da sua presença em Sines, 17 e 18 de novembro, a exposição é complementada por quatro atividades paralelas.

No dia 17, às 14h30, realiza-se uma visita-guiada pelo curador dirigida às escolas, com marcações pelo e-mail servicoeducativoCAS@mun-sines.pt. Será uma oportunidade para analisar em detalhe o acervo apresentado e conhecer as linhas narrativas da exposição, explorando em profundidade os vários núcleos que a compõem.

Também no dia 17, às 16h30, Filipe La Féria e Luís Trindade, com moderação de Tiago Bartolomeu Costa, participam num debate onde se reflete sobre dimensões históricas e políticas a partir das temáticas que construíram a exposição. Mitos, mitologias, ficção e identidade são as palavras-chave para a discussão.

No dia 18 de novembro, às 15h00, Vera Santos orienta uma oficina para famílias de crianças maiores de 10 anos, com inscrições pelo e-mail servicoeducativoCAS@mun-sines.pt. Perante a montagem feita pelo curador da exposição, propõe-se a descoberta de um lugar chamado teatro, onde não há palco mas há histórias a acontecer.

Finalmente, o espetáculo “Batalha”, com texto de Sandro William Junqueira e encenação e dramaturgia de João de Brito / Lama Teatro, sobe ao palco em sessões para escolas (10h30 e 15h00 de 17 de novembro, com marcação pelo email servicoeducativoCAS@mun-sines.pt) e para o público em geral (16h00 de 18 de novembro, mediante levantamento de bilhete gratuito).

Este espetáculo, classificado para maiores de 12 anos, é uma produção LAMA Teatro em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II. Numa aula sobre história de Portugal, lê-se na sinopse, “professora e alunos acertam contas com o eterno retorno ao lugar do erro, com as manias ocidentais da superioridade, com os vencedores que se acham melhores que os vencidos, com a norma que olha de lado para a diferença”.

No final das sessões, decorrerá uma conversa com a equipa artística.

Informações completas sobre o programa disponíveis em www.tndm.pt e www.sines.pt.