Um ferido com queimaduras em acidente de trabalho na refinaria da Galp em Sines

Helga Nobre

Um homem, de 35 anos, sofreu queimaduras consideradas graves após a explosão de um compressor na refinaria da Galp em Sines, no passado dia 16 de outubro, tendo sido transportado para os cuidados intensivos do Hospital de S. José, em Lisboa.

De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, à Agência Lusa, a vítima sofreu “queimaduras em algumas partes do corpo, na sequência da explosão de um compressor na refinaria”.

O alerta foi dado às 03:40 e o homem foi “assistido no local por duas enfermeiras da refinaria da Galp, sendo que nas instalações estiveram também dois médicos da refinaria que definiram o estado da vítima como ligeiro”, relatou a mesma fonte.

A vítima foi transportada pelos Bombeiros de Sines para o Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no Concelho de Santiago do Cacém, mas acabou por ser transferido “para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de S. José, em Lisboa, com queimaduras no rosto, mãos e zona respiratória”.

À Agência Lusa, fonte da Galp explicou que se tratou de “uma ignição de gases, extinta em menos de um minuto e que uma pessoa foi hospitalizada em consequência deste incidente”.

Para o local da ocorrência, foram mobilizados seis operacionais, apoiados por três veículos, incluindo meios dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica, com a sua viatura médica de emergência e reanimação do HLA.

A refinaria da Galp em Sines encontra-se em período de paragem programada, nos meses de outubro e novembro, para trabalhos de manutenção.

Leme 840