Comerciantes do Concelho de Santiago do Cacém otimistas com vendas no Natal

O Presidente da Associação de Comércio e Serviços de Santiago do Cacém, Alexandre Matos, está otimista em relação às vendas durante o período de Natal.

“Esperamos que seja um bocadinho melhor do que foi o ano passado, devido à pandemia de covid 19 e temos algumas expetativas, apesar de toda esta crise e desta questão da guerra na Ucrânia e do aumento dos preços e da inflação”, disse ao jornal O Leme Alexandre Matos.

Revelando um elevado otimismo em relação à época natalícia, o Presidente da Associação espera que seja “uma mais valia nas vendas e no acesso aos estabelecimentos” comerciais.

“As expetativas são sempre altas, mas vamos ver se conseguimos corresponder”, adiantou o responsável.

O Presidente da Associação lembrou uma campanha de incentivo às compras no comércio local que é realizada todos os anos em conjunto com o Município de Santiago do Cacém e que, este ano, não será exceção.

“Com as compras no comércio local, as pessoas recebem umas senhas que dão acesso a um sorteio de natal, sendo o 1.º prémio uma viagem de 1.500 euros, um cabaz de Natal gigante com o apoio do Recheio e outros prémios para incentivar as compras no comércio local”, afirmou.

Além disso, acrescentou, também a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem apoiado os comerciantes, durante este período, “na decoração das ruas e dar todo esse espírito de Natal, apesar de economicamente as condições não serem as ideiais”.

“Os comerciantes têm sempre esperança de, nesta altura, terem algum acréscimo no consumo”, porque “mesmo gastando menos, as pessoas tentam sempre comprar uma prenda para toda a gente do os comerciantes contam um bocadinho com isso para terem mais vendas”, prevê.

No seu entender, o comércio local sofre “uma crise há vários anos, mas esta época do Natal é sempre um período de aposta por parte dos comerciantes”.

Em declarações ao jornal “O Leme”, o Presidente da Câmara de Santiago do Cacém confirmou a aposta na iluminação de Natal, assim como no projeto das árvores de Natal recicladas por todo o Concelho, “aproveitando aquilo que já tinha sido feito no passado”.

“O nosso investimento é muito parecido ao que foi feito o ano passado e parece-me que, independentemente do esforço energético, faz todo o sentido continuar porque esta é uma forma de dar vida e entrar no espírito natalício que faz bem a toda a gente [e] ajuda o comércio local”, frisou o Autarca.

Helga Nobre