Aterro de Ermidas ampliado com investimento de um milhão de euros

A Ambilital, empresa intermunicipal que gere os resíduos sólidos urbanos dos concelhos de Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Grândola, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo e Aljustrel, vai investir cerca de um milhão de euros numa nova unidade para depósito de resíduos sólidos urbanos, que substitui o atual aterro sanitário, em fim de vida.

Segundo adiantou ao jornal O Leme o administrador da Ambilital, António Viana Afonso, a construção em Ermidas-Sado da nova infraestrutura, com 4,3 hectares, cujo Estudo de Impacto Ambiental está em consulta pública até ao dia 14 de setembro, deverá estar concluída até ao final do ano.

Nessa altura, será selado o atual aterro, um processo que está orçado também em cerca de um milhão de euros.

A nova unidade da Ambilital vai permitir receber resíduos sólidos urbanos dos sete concelhos alentejanos nos próximos dez anos e também fazer uma gestão mais eficiente.

Além disso, está em curso outro projeto que visa a separação e reaproveitamento de resíduos com valor energético, que passam a ser separados do “lixo” e encaminhados para uma Unidade de Produção de Combustíveis Derivados de Resíduos, atualmente em fase de testes, reduzindo assim o depósito em aterro.

Artigo completo na edição em papel de 10  de setembro de 2015, n.º 653