PJ desmantela grupo ligado ao tráfico de droga por via marítima e apreende 70 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ), em conjunto com o Cuerpo Nacional de Polícia de Espanha, apreendeu cerca de 70 quilos de cocaína e desmantelou uma infraestrutura pertencente a um grupo de crime organizado dedicado ao tráfico de droga, por via marítima,  numa operação de combate ao tráfico transnacional de estupefacientes.

A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ explicou, em comunicado, que no âmbito desta operação denominada “Leitão” foram ainda detidos quatro homens em Espanha.

Segundo a PJ, a investigação teve início, no Porto de Sines, quando a Autoridade Tributária e Aduaneira procedeu à  identificação de um contentor, proveniente do Panamá, com diversos painéis fotovoltaicos e respetivas estruturas metálicas, nas quais foi possível detetar diversas embalagens de cocaína.

“Através das diligências efetuadas pela Polícia Judiciária, apurou-se que o contentor seria transportado para Espanha, onde a droga seria retirada. Assim, a PJ montou um dispositivo de seguimento e vigilância, após autorização da competente autoridade judiciária”, lê-se no comunicado.

Posteriormente e, em conjunto com o Cuerpo Nacional de Polícia, foi possível acompanhar a chegada do contentor a um armazém na zona de Cáceres, em Espanha, onde foram detidos três dos suspeitos que aguardavam a chegada do contentor para retirar a droga.

Também em Espanha, acabaria por ser detido um quarto suspeito, que as autoridades espanholas indicam como sendo o principal responsável pelo grupo criminoso desmantelado, adiantou a PJ.

Aos quatro detidos foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.

PJ apreende mais de 500 Kg de cocaína descarregados no Porto de Sines e faz três detenções

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu um total de 535 kg de cocaína acondicionada em embalagens de sumo de fruta, provenientes de um país da América Latina, e que haviam sido descarregadas no Porto de Sines, divulgou aquela força criminal.

De acordo com a PJ, em comunicado, no decorrer da operação ‘PUMA’ foram, também, detidos, em território nacional, três homens com idades compreendidas entre os 49 e 52 anos, um de nacionalidade portuguesa e dois estrangeiros.

A forma como a droga vinha dissimulada nas embalagens de sumo tornou extremamente difícil a sua deteção. Para proceder-se à remoção da cocaína, foi mesmo necessária a completa destruição das embalagens.

Fruto da partilha de informação da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ com as autoridades espanholas (Policia Nacional e a Unidade Combinada de Vigilância Aduaneira de Vigo – Agência Tributária), foi ainda possível identificar e localizar, em Espanha, um outro contentor no Porto de Vigo, no interior do qual foram encontrados e apreendidos mais 490 Kg de cocaína, dissimulados entre a carga lícita (melões). Ainda segundo a PJ, as investigações prosseguem.HN

HN

Leme 854 v/ Site