Há cinco séculos em Alvalade

A Igreja Matriz de Alvalade foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 2013 |Foto: Ângela Nobre/Arquivo|

É na pacata vila de Alvalade, que em tempos já idos chegou a ser sede de concelho, que, embora com presença discreta para os mais distraídos, está localizado um dos edifícios históricos do município de Santiago do Cacém classificado como Imóvel de Interesse Público.

A Igreja Matriz de Alvalade foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 2013 |Foto: Ângela Nobre/Arquivo|
A Igreja Matriz de Alvalade foi classificada como Imóvel de Interesse Público em
2013 |Foto: Ângela Nobre/Arquivo|

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Oliveira, um edifício branco de estilo manuelino cuja construção remonta à Idade Média, poderá passar despercebida a quem por ali passa, entre as ruas caiadas da localidade alentejana.

Mas diz quem entende do assunto que, o edifício, que testemunhou já cinco séculos de história, se destaca pela “forte torre sineira, a janela em arco quebrado de iluminação do coro-alto, o portal manuelino rematado em cogulho, a antiga pedra de armas do concelho e ainda a sua abside poligonal, com contrafortes e merlões cónicos originais”*.

Na torre sineira pode inclusivamente ver-se um relógio de sol seiscentista, em pedra de Trigaches, que é considerado um dos melhores exemplares do Alentejo.

Para além do exterior, entrando na também conhecida como Igreja Matriz de Alvalade, é valorizada pelo “arco-cruzeiro manuelino, a capela-mor abobadada e o retábulo de talha dourada do século XVIII”*.

O edifício é, segundo José António Falcão, director do departamento artísticoe histórico da Diocese de Beja, “um dos mais interessantes monumentos religiosos do concelho, do ponto de vista da história da arte”. E não deixa de ser curioso, durante uma visita, imaginar como seria estar no mesmo sítio durante a época medieval.

Artigo completo na edição em papel de 6 de Novembro de 2014, n.º 634

* in http://www.patrimoniocultural.pt/