Auditório Municipal de Alvalade aposta na cultura e combate assimetrias

O Auditório Municipal de Alvalade foi inaugurado, dia 6 de abril, numa festa que emocionou a população que vê renascer um espaço emblemático da sua vila. O edifício recuperado e requalificado, num investimento de um milhão de euros, transformou-se num espaço aberto a atividades culturais diversas que vai permitir criar novas dinâmicas no interior do Concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou a importância “de termos um espaço com todas as condições para potenciar a cultura fora da sede de concelho. Esta foi uma posição que assumimos e onde se inclui o Cineteatro de Ermidas Sado.” Avançando que, “no momento, estamos trabalhar num projeto semelhante para o Cercal do Alentejo.”

O edifício do antigo cinema de Alvalade foi adquirido pela Câmara Municipal e “através da nossa capacidade de captação e execução dos Fundos Comunitários conseguimos obter financiamento para a concretização deste projeto.” O agora auditório de Alvalade “é um espaço que guarda muitas memórias e vivências da população que nós quisemos preservar, estabelecendo uma ligação com as gerações mais novas”, afirmou Álvaro Beijinha.

O Auditório Municipal de Alvalade é um espaço aberto à comunidade, sob a gestão da Câmara Municipal, e a sua vertente “ultrapassa a da mera sala de cinema para receber diferentes expressões culturais”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal. O espaço conta com um salão principal com 140 lugares amovíveis, camarins, zona para exposições, um bar e um pequeno anfiteatro no exterior.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Cruz, “este equipamento era muito ambicionado por todos os alvaladenses e é muito importante para desenvolvermos a cultura.” O passo seguinte será “trabalhar em colaboração com o Município para dar a este auditório o devido uso com a realização de diferentes iniciativas e incentivando os artistas da terra a participarem  na sua dinâmica.”

A inauguração foi marcada por vários momentos, entre eles o concerto com Buba Espinho, mas a festa começou com uma arruada pela vila de Alvalade com os Viv’AFolia, seguindo-se as atuações dos jovens talentos de Alvalade, Fabiana Candeias (Estrelas ao Sábado – RTP) e Simão Romão (Uma Canção Para Ti – TVI). Os Vereadores  Albano Pereira, Sónia Gonçalves, Mónica Pires de Aguiar, Susana Pádua e Artur Ceia estiveram, também, presentes nesta festa que juntou a população de Alvalade.

A requalificação do cinema de Alvalade e do cineteatro de Ermidas-Sado insere-se na operação “Recuperação e Valorização de Ativos Culturais do Concelho de Santiago do Cacém” e tem um investimento total de 2.734.924,74 euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 através do  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 2.261.976,06 euros. A contrapartida do Município é de 399.172,24 euros.

Leme 852 – Abril 24