Museu de Arqueologia de Alvalade recebe distinção dos Prémios APOM

O Museu de Arqueologia de Alvalade | “Memórias da Terra, das Águas e dos Povos” recebeu uma Menção Honrosa para Coleção Visitável, atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciada no dia 27 de maio, na Academia Militar, na Amadora.

No ano de 2022, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém submeteu, aos Prémios APOM 2022, o Museu de Arqueologia de Alvalade, na categoria Coleção Visitável. Recorde-se que a Associação Portuguesa de Museologia distingue os melhores do ano, no âmbito dos museus portugueses.

O Museu de Arqueologia de Alvalade abriu portas ao público no dia 10 de junho de 2021 e está localizado na antiga Igreja da Misericórdia, na Praça D. Manuel, no centro histórico da vila de Alvalade, concelho de Santiago do Cacém.

O Museu de Arqueologia de Alvalade tem permanente a exposição “Memórias da Terra, das Águas e dos Povos”, que proporciona aos visitantes uma viagem pela história do território.

A visita à exposição faz-se de tablet na mão, numa viagem da Pré-História aos nossos dias, com muitas curiosidades pelo meio. O projeto museológico combina as tradicionais vitrinas, painéis explicativos, fósseis e outros objetos com uma aplicação de realidade aumentada que permite ver cavalos primitivos a correr, vacas-marinhas no seu habitat natural, tubarões a nadar na direção do visitante – na região, encontraram-se dentes de tubarão fossilizados. Se apontar à cúpula da igreja, esta ganha vida e os anjos dão um concerto, numa animada viagem no tempo.

No museu guardam-se e apresentam-se sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas.