Alcácer do Sal recebe 250 jovens para Jornada Mundial da Juventude 2023

Os padres Sezinando Alberto e Fernando Lopes reuniram dia 8 de junho de 2022, nos Paços do Concelho, com o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e a vereadora Vera Letras, que detém o pelouro da Juventude.

A Câmara Municipal irá apoiar a iniciativa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 com estadias na cidade e refeições. Apoios esses dirigidos a cerca de 250 jovens de várias nacionalidades que permanecerão em Alcácer para a Jornada. Os jovens permanecerão de dia 26 a 31 de julho de 2023 e irão interagir com as comunidades locais, trocando hábitos, costumes e cultura. A Câmara apoiará também através do enriquecimento do programa destes jovens com atividades lúdicas e recreativas.

A JMJ é um evento religioso de grande dimensão, instituído por João Paulo II, em 1985, que reúne milhões de jovens oriundos de todo o mundo. A Arquidiocese de Évora irá receber 2500 jovens de diversas nacionalidades, que serão distribuídos por várias paróquias, entre elas Alcácer, que acolhe 250. A edição internacional da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa vai decorrer entre 1 e 6 de agosto de 2023, o maior do género promovido pela Igreja Católica. A preparação da Jornada Mundial da Juventude que em 2023 se realizará em Portugal passará também por Santiago de Compostela, onde entre 3 e 7 de agosto de 2022 se realizará a Peregrinação Europeia de Jovens. A JMJ Lisboa 2023, para a qual são esperados mais de um milhão de jovens de todo o mundo, decorrerá nos terrenos da margem do rio Tejo, ao norte do Parque das Nações, e será encerrada pelo Papa.