Alvalade comprova dinâmica na Presidência nas Freguesias 

A Presidência nas Freguesias dedicou, de 12 a 14 de abril, a sua atenção à Freguesia de Alvalade. Foram três dias para o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e o Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Cruz, acompanhados pelos Técnicos das respetivas áreas, ficarem a conhecer a dinâmica empresarial, agrícola e associativa da Freguesia.

Foi, também, o momento para contactarem com a população, reunirem com os responsáveis de entidades sociais e humanitárias, e acompanharem os projetos de requalificação a decorrer.

Álvaro Beijinha destacou a “forte dinâmica empresarial desenvolvida por empresas como a Valouro com o maior investimento privado realizado no nosso Concelho, na ordem dos 120 milhões de euros e que emprega 200 pessoas.” A Transmissão Sado e a Dom Keijo são mais dois exemplos de empreendedorismo, que “juntas representam 130 postos de trabalho”. Na área agropecuária foi visitada a empresa Aloendro, uma vacaria explorada por dois cidadãos holandeses. A comitiva deslocou-se também à Alensado, “uma Cooperativa de produtores que faz um trabalho de mérito fundamental para o desenvolvimento da agricultura no Concelho”, referiu o Autarca.

Durante a reunião com os responsáveis da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado os eleitos ficaram informados dos constrangimentos que a falta de água está a provocar, “sendo esta uma Freguesia onde prevalece a agricultura de regadio a seca é um grande problema, que está já a afetar a época de cultivo”, salientou Álvaro Beijinha.

No âmbito cultural, a comitiva inteirou-se do desenvolvimento da obra de recuperação do antigo Cinema de Alvalade. O Presidente da Câmara Municipal revela “que será a este nível mais uma resposta em termos de equipamentos para a Freguesia, a par do Museu de Arqueologia de Alvalade. A atividade do Futebol Clube Alvaladense foi destacada, quer pelo número de atletas em formação, quer pela dinâmica trazida ao Campo Municipal, que levou à concretização, com o apoio da Câmara, do enrelvamento do campo de futebol de 11 e, mais recentemente, a criação do campo sintético de futebol de sete”.

Durante a visita ao Centro de Dia e à ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas “sentimos por parte da Casa do Povo, que gere estes equipamentos, as enormes dificuldades que estão a viver. Relativamente à Associação Humanitária dos Bombeiros apesar da recuperação verificada, ainda existem dificuldades. São situações que nos preocupam e nos levam a alertar para o subfinanciamento por parte do Estado destas entidades, que desempenham um trabalho necessário e meritório na sua maioria feito por voluntários”, ressalvou Álvaro Beijinha.

O Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Cruz, sublinhou que esta iniciativa “é uma mais-valia para todas as Freguesias, porque contactamos diretamente com a realidade através desta proximidade, e esta é a melhor forma de darmos respostas às questões dos fregueses. Este trabalho conjunto entre Câmara Municipal e a Junta de Freguesia é mais proveitoso para se encontrarem respostas para os problemas, alguns bem complexos”. Para Ricardo Cruz os contactos mantidos com Associações, empresários, agricultores, e as visitas aos diferentes equipamentos e investimentos a decorrer permitiram “ficar a conhecer o trabalho de cada uma delas, assim como as dificuldades por que passam, e também a dinâmica que imprimem à nossa Freguesia e as perspetivas de futuro.”

A Presidência nas Freguesias levou a comitiva ao Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança, ao Jardim de Infância ‘‘O Comboio”, e à Igreja Paroquial de Alvalade, e à localidade da Mimosa, onde manteve um encontro com os responsáveis do Grupo Motard Al Balat.

Decorreram as reuniões com o Movimento Associativo e com as representantes da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas. Os Autarcas estiveram presentes nas oficinas pedagógicas da Páscoa, que decorreram nas antigas instalações da Escola Primária, onde, também, contactaram com os responsáveis da Associação de Caçadores de Alvalade.

A Sede da Junta Freguesia de Alvalade foi o local de realização da Reunião de Câmara, no sentido de tornar ainda mais profícua a iniciativa Presidência nas Freguesias.

Jornal 830 / Maio de 2023