Presidência em Ermidas-Sado com balanço claramente positivo de Freguesia em crescimento

Na freguesia de Ermidas-Sado decorreu, de 5 a 7 de junho, a iniciativa Presidência nas Freguesias. Foram três dias em que o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, os Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Parreira, elementos do executivo da Junta e de técnicos da Câmara Municipal, percorreram a Freguesia no sentido de se inteirarem das necessidades e preocupações da população, visitando escolas, equipamentos sociais, desportivos, culturais e empresas.

O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, fez um balanço “claramente positivo”, dos três dias de visita “onde tivemos a oportunidade de aprofundar o conhecimento que temos sobre esta Freguesia.” Esta visita foi, igualmente, o momento para “constatarmos as várias intervenções que, em parceria com a Junta de Freguesia, têm sido desenvolvidas,” em infraestruturas como a rede de esgotos e pluviais, nos arruamentos e passeios.

Álvaro Beijinha destacou a requalificação do edifício do Cine Teatro Vitória Artur de Sousa Pinto, uma intervenção superior a um milhão de euros, “que é uma grande mais-valia para a população no âmbito cultural.”

Outra “grande obra”, já em curso, é a construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas-Sado, da responsabilidade da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), um investimento de 3,5 milhões de euros. “A Câmara Municipal de Santiago do Cacém enquanto associada da AgdA também contribui para a nova ETAR”, refere o Autarca e acrescentar que esta “vai dar uma melhor resposta na área do saneamento, sendo que foi projetada para no futuro continuar a assegurar as necessidades resultantes do crescimento populacional e do Parque Empresarial.”

A “forte dinâmica empresarial” da Freguesia, “que sempre foi uma das suas características”, foi sublinhada pelo Presidente da Câmara. Do contacto que mantivemos com os empresários sentimos que há muita dinâmica com o aumento do volume de negócios e a criação de postos de trabalho. “Foram atribuídos novos lotes no Parque Empresarial, com investimentos em desenvolvimento”, dos quais Álvaro Beijinha, pela sua dimensão, destacou a construção da nova fábrica da MareDeus, “que adquiriu oito lotes e que espera iniciar ainda este ano a construção da nova unidade, um investimento na ordem dos 30 milhões de euros que irá criar centenas de postos de trabalho.”

Na área da educação a comitiva visitou as obras de requalificação do Jardim de Infância, um investimento de cerca de 250 mil euros, que se realiza depois da intervenção na Escola Básica de Ermidas-Sado.

O Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Parreira, salientou que “o balanço é sempre positivo, porque o executivo e os técnicos vêm ao terreno, o que permite verificar diretamente o que já foi concretizado e as intervenções que ainda são necessárias realizar.” Para o autarca é “gratificante ver o desenvolvimento da Freguesia, os investimentos realizados são uma mais-valia que traz bem-estar à população.”

Carlos Parreira destacou o crescimento do Parque de Empresas, que tem sido “muito gratificante ver todos os projetos que aí estão a ser desenvolvidos.” O Cine Teatro Vitória – Artur de Sousa Pinto, “é outro equipamento que abre outras possibilidades, neste caso de âmbito cultural, à Freguesia.” Mereceu, também, destaque a construção da ETAR, a nova Extensão de Saúde e as obras do Jardim de Infância.

A Presidência nas Freguesias em Ermidas-Sado registou a visita ao Centro de Saúde, à Ambilital, ao Jardim de Infância “Toca do Trincas”, à AADIES – Associação de Apoio e Desenvolvimento Integrado de Ermidas-Sado, à Empresa SIAS, à Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa em Ermidas-Sado, às instalações do futuro Posto da GNR, ao Campo de Padel e ao Turismo “A Casa da Vila”.

A comitiva percorreu as ruas da vila de Ermidas-Sado e das localidades de Ermidas Aldeia, de Vale da Eira e de Faleiros. Os autarcas reuniram com a nova direção do Vitória Futebol Clube Ermidense, e, de âmbito mais alargado, com os representantes do Movimento Associativo de Ermidas-Sado.

No seguimento desta política de descentralização, que tem sido promovida pela Autarquia, realizou-se a Reunião de Câmara Municipal na Freguesia de Ermidas-Sado.

Leme 856