Renovamento Carismático Católico Portugal quer chegar aos jovens

O Movimento Renovamento Carismático Católico (RCC) em Portugal reuniu 1600 pessoas na sua 45ª Assembleia Nacional, entre os dias 16 e 18 de setembro, no auditório Paulo VI, do Santuário de Fátima. A Paróquia de Santa Maria, Vila Nova de Santo André esteve representada nesta Assembleia Nacional do Renovamento Carismático Católico com um grupo de quinze pessoas.

O coordenador do Renovamento Carismático Católico Portugal disse à Agência ECCLESIA que o movimento de evangelização tem o desafio, após a 45ª Assembleia Nacional, de “resgatar” os grupos de oração e pessoas que ainda não regressaram, e “tocar mais a juventude”.

“Agora é resgatar muitos que não voltaram, uns com medo, outros envolveram-se noutras atividades, mas ir resgatar pelo menos os que conhecemos e sabemos que não viveram. Depois ir mais longe, o desafio das jornadas [JMJ Lisboa 2023], tocar um bocadinho mais a juventude, poder chegar a outras franjas, à periferia, porque temos capacidade disso pela alegria, pelo entusiasmo, pela pregação querigmática”, explicou José Luís Oliveira, este domingo, em Fátima.

Segundo o coordenador nacional do Renovamento Carismático Católico (RCC) Portugal, o movimento chega a pessoas com “30, 40 anos de idade, já casados, já com filhos”, mas quer envolver outros mais novos. Os responsáveis nacionais convidaram o presidente do RCC Brasil para partilhar a experiência do movimento com os jovens, o qual deixou algumas orientações, como nas assembleias terem “espaço para crianças”, alguém que fique com elas, para além de atividades próprias.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Vinícius Simões destacou que “há uma expressão juvenil muito forte no RCC Brasil”; no verão fazem “atividades de evangelização no litoral, arrastões anunciando o amor de Deus”, onde “o jovem evangeliza o jovem”, o que faz “toda a diferença”.

“Portugal estará, no ano que vem, com a Jornada Mundial da Juventude, é uma grande oportunidade, para o rejuvenescimento não só da Igreja portuguesa mas para a Igreja do mundo inteiro que vai voltar o seu olhar para Portugal no verão de 2023”, acrescentou.

O Presidente do RCC Brasil salienta que têm sempre uma delegação nas Jornadas Mundiais da Juventude e na edição portuguesa não vai ser diferente, “há muitos jovens engajados, vendendo doces, vendendo o que tem, para vir a Portugal no ano que vem”.

Segundo Vinícius Simões, no Brasil o RCC tem “15 mil grupos de oração” nas 279 dioceses, “não há uma diocese que não tenha grupo de oração”.