Construção do Lar de Idosos “Manuel Malvar” de Santo André avança no segundo trimestre de 2022

Candidatura aprovada com um financiamento de dois milhões de euros

A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém vai avançar com a construção da Estrutura Residencial para Idosos em Vila Nova de Santo André, um investimento de quatro milhões de euros, no segundo trimestre de 2022, revelou o provedor da instituição.

De acordo com Jorge Nunes, o equipamento, que terá capacidade para 60 camas, irá prestar apoio a 80 utentes, em regime domiciliário, e a 20 utentes em centro de dia.

“Fizemos uma candidatura de 3,5 milhões de euros ao programa PARES que foi aprovada a semana passada, com um financiamento de dois milhões de euros”, explicou o provedor, adiantando que estão reunidas as condições “para avançar com o concurso público” e “adjudicar os trabalhos”.

Recorde-se que, em julho deste ano, a Câmara de Santiago do Cacém cedeu um terreno à Santa Casa para a construção da ERPI em Vila Nova de Santo André.

“Estamos a falar de uma obra cujo valor global é de 4 milhões de euros e vamos agora criar condições para arranjar os restantes dois milhões de euros” para concretizar este projeto, que irá criar “60 postos de trabalho”, frisou Jorge Nunes.

Segundo o provedor da Misericórdia de Santiago do Cacém, o futuro Lar ‘Padre Manuel Malvar’, terá “vários quartos individuais” e permitirá dar resposta a um total de 160 utentes, entre o regime domiciliário e o centro de dia.

“É uma estrutura necessária para Santo André que tem muitas pessoas idosas institucionalizadas ou a receber apoio domiciliário”, concluiu.