Novo Centro do IEFP promete revolucionar oferta formativa no Litoral Alentejano

IEFP Santo André

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) pretende instalar no concelho de Santiago do Cacém, até 2026, um novo Centro de Formação que promete “revolucionar” a oferta formativa na região do Litoral Alentejano.

Helga Nobre

O processo para a instalação do Centro, no antigo Campus Universitário do Instituto Piaget, em Vila Nova de Santo André, começou a ser desenhado em julho do ano passado com a aquisição do direito de superfície à Câmara Municipal de Santiago do Cacém enquanto entidade gestora do terreno.

“Depois de termos adquirido o direito de superfície, em julho de 2020, vamos avançar com um conjunto de intervenções” para “criar um serviço de formação com todas as condições, como o serviço público de emprego nunca teve no Alentejo Litoral”, avançou o Delegado Regional do Alentejo do IEFP, Arnaldo Frade.

O projeto, previsto para “um espaço com cerca de 64 mil metros quadrados”, inclui a reabilitação, já em curso, do edifício principal do antigo pólo universitário, que será dotado com “todas as condições para os trabalhadores e formandos”, mas também a construção de outros três edifícios onde serão concentradas várias ofertas formativas.

“Estamos a falar na construção de um edifício para as secções na área da indústria, como a robótica, domótica, mecatrónica, soldadura e metalurgia. Vamos construir um outro edifício para formação na área do turismo que terá um Restaurante Pedagógico para formação na área da cozinha e do serviço de mesa”, explicou o responsável.

O investimento “de largos milhões de euros” beneficia de verbas do Plano de Resolução e Resiliência (PRR) e prevê ainda a construção de um Refeitório “para servir diariamente os funcionários e os formandos”.

Neste espaço, será também construído “um Bloco Social com cerca de 30 quartos” que permitirá albergar “formandos de outras zonas do país”, revelou.

De acordo com o Delegado Regional do IEFP, “as valências que serão criadas, assim como a disponibilização destes serviços constituirão uma total revolução em termos de capacitação na área da formação profissional”.

“Este Centro nasce para dar resposta aos investimentos previstos em Sines, Data Center e Hidrogénio, bem como investimentos na área da aeronáutica, em Grândola, ou na área do turismo e do lazer” na região do litoral alentejano, sublinhou.

Serão também construídos uma Praça Central “para iniciativas na área da formação”, um Anfiteatro ao ar livre para “atividades culturais e lúdicas no âmbito da formação” e “uma zona de desporto com espaços de padel, campo de ténis, circuito de manutenção e parque de merendas”.

“Este pode ser o Centro mais moderno do país porque vamos ter a hipótese de ter tudo renovado, com equipamentos e edifícios novos”, estando “criadas todas as condições para podermos ter no Litoral Alentejano esta oferta reforçada em linha com o desenvolvimento de Sines e da região”, frisou.

Segundo o responsável, o Centro de Formação do IEFP, que funciona atualmente na Quinta da Boavista, em Santiago do Cacém, “não será sacrificado”, mas antes “potenciado” para “dar apoio aos investimentos agrícolas na área do Brejão (Odemira) e noutras iniciativas na área da agricultura no Litoral Alentejano”.

“Queremos também ministrar naquele espaço alguma formação na área da condução de máquinas que é muito deficitária”, concluiu.