Câmara de Alcácer moderniza ensino nos Centros Escolares de Comporta e Torrão com a oferta de quadros interativos

Os Centros Escolares de Comporta e de Torrão dispõem agora de um sistema de aprendizagem mais moderno para os alunos e alunas do 1.º ciclo do ensino básico, com a oferta de dois quadros interativos a cada um destes estabelecimentos educativos pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Um investimento que rondou os 14 mil euros e que incluiu a formação dos professores que irão utilizá-los, que se concretizou a 18 de janeiro de 2022, na Comporta e a 19 de janeiro, no Torrão. 

“Estes novos quadros, que vieram substituir os antigos por se encontrarem obsoletos, representam um salto tecnológico e qualitativo na Educação. Além de constituírem uma evolução em que computador, som e imagem integram todos a mesma solução, os novos quadros trazem para a sala de aula um maior dinamismo e aumentam a interatividade entre o professor e o aluno”, salienta Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer. 

Os novos quadros vêm flexibilizar os processos de ensino e de aprendizagem, com recurso a um suporte tecnológico que torna a aula mais interativa, inovadora e que amplia o envolvimento dos estudantes. A título de exemplo, um aluno pode passar o que está no seu dispositivo móvel (telemóvel, portátil, tablet) para o quadro interativo para partilhar com todos, além de que o professor pode chamar um aluno para “ir ao quadro” e o aluno resolve o problema a partir do seu dispositivo móvel. Os quadros interativos são compatíveis com qualquer dispositivo, o que facilita a partilha de conteúdos sem a preocupação da compatibilidade de cablagem. 

Comunicado CMAS