14º Aniversário da Universidade Sénior de Alcácer do Sal

Durante esta semana (18 a 21 de abril de 2023), a Universidade Sénior de Alcácer do Sal comemorou o seu 14º Aniversário com atividades diárias para alunos e professores, a decorrer nas suas instalações. Os momentos de partilha foram inúmeros com atividades preparadas para o público interno que tanto tem contribuído para o crescimento da USAS. Hoje, dia 21 de abril, não foi exceção.

Durante a manhã, o professor Miguel Silva do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal realizou um workshop de showcooking, com degustação de brunch a seguir. Para além dos pratos servidos existiu também um momento musical, para alegria de todos.

No período da tarde, aconteceu o festejo final com um bolo de aniversário e canção de parabéns a esta casa que tem contribuído para o desenvolvimento da vida sénior e sua qualidade vida. Nas comemorações esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, a vereadora Vera Letras, membros da União de Freguesias, e ainda os professores da Universidade Sénior.

A técnica da Câmara Municipal, Telma Bernardo, deixou algumas palavras neste sentido: “Durante esta semana estivemos a assinalar o aniversário da Universidade Sénior. Foram desenvolvidas um conjunto de atividades que tiveram envolvimento de vários pareceres nomeadamente do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, Centro de Promoção para a Saúde Mental “Passo-a-Passo”, Biblioteca Municipal de Alcácer, e professora Joana Barbosa que dinamizou o yoga do riso. No dia de hoje é o dia maior e de aniversário que iniciou por um showcooking do curso restauração/bar e depois bolo de aniversário durante a tarde.”

A Universidade Sénior de Alcácer do Sal, designada por USAS, é uma estrutura socioeducativa do Município que promove um ensino não formal, através de conhecimentos sobre diferentes conteúdos num contexto de aprendizagem ao longo da vida, bem como atividades complementares de carácter cultural e recreativo.

A USAS abriu as portas em 2009, e sua génese assenta num modelo britânico de aprendizagem ao longo da vida, em que os alunos, ao longo do ano, participam em distintas atividades de acordo com os seus interesses pessoais e os professores lecionam as suas aulas em regime de voluntariado.