Eduardo Fonseca e Vera Reis vencem Trail da Costa Vicentina

Cerca de mil e 300 atletas participaram este domingo, 17 de outubro, na 5.ª edição do Trail da Costa Vicentina, que percorreu os trilhos e caminhos da Rota Vicentina, nos concelhos de Santiago do Cacém e Sines.

Joaquim Bernardo

Um trail longo de 57 quilómetros, em que os atletas partiram às 8h30 do Castelo de Santiago do Cacém em direção a Porto Covo, onde estava instalada a meta de todas as distâncias. Pelo caminho, os aventureiros individualmente ou em grupo, enfrentaram a planície, as subidas da Serra do Cercal, a zona de maior dificuldade, porque a partir daí foi sempre a descer até à Ilha do Pessegueiro, onde a passagem pela areia da praia foi uma novidade este ano.

Antes de entrar na reta da meta, no interior da aldeia turística, os atletas ainda passaram pelo portinho de pesca e ultrapassaram uma subida com grande inclinação que para os menos preparados foi feita a caminhar. Ao longo do percurso e no Largo Marquês de Pombal, estavam centenas de pessoas que foram recebendo os atletas com fortes aplausos.

Eduardo Fonseca (4:30:26) foi o vencedor da prova de 57 quilómetros, que ligou Santiago do Cacém a Porto Covo.

No segundo lugar chegou Paulo Morais (4:34:29) e em terceiro lugar, Gonçalo Carita (4:35:20). Por equipas venceu o Alcoutim-Trailrunners. Em femininos, a vencedora foi Vera Reis (5:47:14), seguida de Margarida
Bagão (5:53:40) e de Ana Ângelo (6:06:51).

Edgar Matias (1:38:35) foi o vencedor do Trail médio na distancia de 25 quilómetros, que ligou Cercal do Alentejo a Porto Covo. Na segunda posição chegou Gabriel Alves (1:42:24) e em terceiro, Américo Pereira (1:42:30). Por equipas venceu a Nave Trail Runners.

No setor feminino, a vencedora foi Palmira Quinhama (1:58:01), seguida de Sara Mendes (2:07:17) e de Aliona Gutu (2:10:15). Por equipas venceu a Algarunners.

Euclides Almeida (0:56:034) foi o vencedor do Trail curto, prova de 15 quilómetros, que ligou a Sonega a Porto
Covo. Na segunda posição chegou Emanuel Diogo (0:57:15) e na terceira posição, Nuno Silva (0:58:09). Por
equipas venceu o G.D.R. São Francisco da Serra, seguido do Juventude Atlético Clube.

No setor feminino, a vencedora foi Ana Lourenço (1:06:25), seguida de Solange Guerreiro (1:10:24) e de Patrícia Rivotti (1:12:11). Por equipas venceu a Limited Edition.

“Depois de um ano de paragem devido à pandemia, a prova decorreu muito bem, batemos o recorde de participantes em todas as distancias e naturalmente ficámos muito satisfeitos com este crescimento. A zona é fabulosa, as paisagens são incríveis, com planícies, serras, praia, temos aqui todas as condições para tornar
esta prova uma referência nacional” destaca Pedro Melo, da organização.

Os atletas destacam o facto de “poder voltar a correr” e o percurso que consideram “muito rápido e espetacular” pelas “paisagens magnificas, com trilhos fabulosos” e o destaque vai para “a passagem pela Serra do Cercal e pela areia da praia da ilha do Pessegueiro”.

O Trail da Costa Vicentina é uma organização da GanharDestak com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Câmara Municipal de Sines.

Prova que conta para o Circuito Nacional de Trail nas distâncias de 57 e 25 quilómetros.