Onde é que é isso?

Ana Chainho

Ana ChainhoPor Ana Chainho,

Quando comecei a contar aos amigos que ia emigrar para Abu Dhabi as reações foram no mínimo peculiares. Ouvi de tudo, desde “Onde é que é isso?” até “Não acredito, um país árabe, que horror!”.

Já cá estou há meio ano e agora posso responder a algumas das pérolas que me disseram nessa altura.

1 – “Vais morrer de calor!”. É verdade, o calor é intenso, mas há ar condicionado em todo o lado. E confesso que desde que comecei a trabalhar estou sempre cheia de frio. Isto de trabalhar numa escola inglesa, com colegas ingleses, tem destas coisas: o ar condicionado programado para os 12 graus e eu com 2 camisolas e um casaco, e sempre com o nariz a fungar.

Ana Chainho - Abu Dhabi
|Foto: Ana Chainho|

2 – “Mas tu não sabes falar árabe!”. Pois não, nem vou saber nunca porque é uma língua muito difícil. Mas também não me faz falta. Era giro se conseguisse aprender, mas no quotidiano só se ouve inglês em todo o lado. Para todos os efeitos, é o inglês que domina.

3 – “As mulheres não podem conduzir!”. É mentira, toda a gente que tenha carta de condução pode conduzir. Mas se eu mandasse aqui alguma coisa, garanto-vos que proibia não só as mulheres árabes de conduzirem, mas também os homens. Nunca vi nada assim, por vezes penso que estou no enredo do filme “Velocidade Furiosa”, tal é o caos que se vive nestas estradas.

Artigo completo na edição em papel de 20 de Novembro de 2014, n.º 635