Artesãos de Santiago querem manter viva a tradição

Artesãos Santiago
Artesãos Santiago
|Foto: Helga Nobre|

Criada há cerca de ano e meio, a Associação de Artesãos de Santiago do Cacém (AASC) já conta com mais de cinquenta associados ligados às mais variadas artes e ofícios. “É de âmbito concelhio mas somos contactados por artesãos de municípios vizinhos interessados em fazer parte do grupo e em diversificar os trabalhos”, conta Susana Nunes.

”Um balanço positivo, trabalhoso e gratificante” para a presidente da AASC que encara o trabalho que a associação tem vindo a desenvolver como uma forma de dinamizar um sector que corre o risco de cair no esquecimento. “A partilha de saberes é muito importante e enquanto associação conseguimos dar continuidade a um trabalho que acaba por ficar esquecido”, adianta.

Exposições, mostras de artesanato, feiras e eventos culturais, constam das inúmeras actividades que a associação tem vindo a realizar desde 2012. “Tinha consciência que existe muita habilidade na área do artesanato que não é conhecido porque as pessoas têm vergonha e receio de expor os seus trabalhos. Desde que a associação foi criada que os seus elementos dão a conhecer o trabalho desses artesãos”, explica.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Setembro de 2014, n.º 631