Costa Alentejana ultima preparativos para receber banhistas

Época Balnear
A vigilância é garantida unicamente nas praias classificadas como zonas balneares |Foto: Ângela Nobre|
Época Balnear
A vigilância é garantida unicamente nas praias classificadas como zonas balneares, 25 ao todo na Costa Alentejana |Foto: Ângela Nobre|

O calor chegou, a antecipar o Verão que começou “oficialmente” este Sábado, levando os mais saudosos a apanhar os primeiros banhos de sol e de mar nas praias da Costa Alentejana. O São Pedro não esperou pela abertura oficial da época balnear definida em datas diferentes pelas autarquias e fez subir os termómetros nos últimos dias, que em algumas zonas chegaram aos 40º.

Na Costa Alentejana há este ano 25 zonas balneares entre Tróia, em Grândola, e o Carvalhal, em Odemira, sendo uma novidade a praia dos Alteirinhos, a sul da Zambujeira do Mar, que foi pela primeira vez classificada, passando por isso a contar também com vigilância assegurada pela autarquia.

Embora ainda sem dados concretos para avançar, o capitão do Porto de Sines, Velho Gouveia, adiantou ter já reunido com as diversas entidades envolvidas que estarão a fazer tudo para que as zonas balneares estejam todas vigiadas aquando da abertura da época balnear, ao que acresce o dispositivo disponibilizado pela Marinha, que cede três elementos para reforçar a vigilância na foz do rio Mira e para percorrer os areais em áreas não vigiadas, entre Sines e Melides.

O concelho de Grândola é o único da Costa Alentejana em que a época balnear já está a decorrer, com 40 nadadores salvadores por dia nas praias entre Tróia e Melides. E já há muita gente a aproveitar para estender a toalha na areia, segundo adiantou o presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Grândola ‘Seagull Rescue’, Nuno Gomes, que revelou terem já sido feitos salvamentos no mar.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Junho de 2014, n.º 626