VÁ DE FOLIA… VÁ DE FOLIA…

A Festa de Verão 2023, organizada pelo Jornal ‘O Leme’ e a Paróquia de Santa Maria, decorreu nos passados dias trinta de junho e um de julho, no Adro da Igreja de Santa Maria, em Santo André, como já se tornou tradição.

Arraial destinado a angariar fundos para o jornal organizador e outras obras sociais desenvolvidas pela Paróquia, desenrolou-se em dois dias, que proporcionaram aos visitantes música, convívio, degustação de variados petiscos e, sobretudo, muita animação.

Do cardápio sugerido pela Organização, o visitante teve ao seu dispor, nos dois dias da festa, o já tradicional frango assado na brasa, as não menos tradicionais sardinhas, grelhada mista, entremeada grelhada, porco no espeto, feijoada e chouriço assado.

Toda este cardápio servido em prato e acompanhado por batatas fritas e salada, tinha como alternativa, umas excelentes bifanas, para aqueles que não queriam perder tempo com grandes comidas e davam primazia ao balharico e á animação que invadiu permanentemente o recinto.

As sobremesas não deslustravam das vitualhas servidas no prato e baseavam-se essencialmente numa deliciosa salada de frutas e um conjunto de bolos e pudins de esmerada confeção.

Por volta das oito e meia, os artistas contratados iniciavam as suas performances numa miscelânea de ritmos de onde nos permitimos destacar as marchinhas, as valsas e, bastas vezes uma invasão do cancioneiro popular alentejano, numa miscelânea de sons e luzes que cativaram a assistência que dançou e pulou até ao fim das primeiras três horas de cada novo dia.

No primeiro dia atuou o conhecido artista ‘Paulo das Vacas’, sendo o segundo dia dos festejos, abrilhantado pelo ‘Duo M&M’.

Nas duas noites em que decorreu a festa, haverá ainda a registar, na noite do dia trinta de junho a exibição da Marcha Popular da ASAS e no dia um julho a performance da Marcha do Cercal, momentos bem conseguidos de cor e ritmo que mereceram fortes aplausos por parte de uma interessada a participativa assistência.

Ainda voltando à noite do dia trinta de junho, o Jornal ‘O Leme’, através do seu diretor, o Padre Abílio Raposo, prestou uma homenagem a alguns colaboradores do jornal que, com o seu empenho e trabalho, têm garantido a publicação quinzenal deste órgão da Comunicação Regional, no contexto do Litoral Alentejano.

Assim, foram homenageados a título póstumo a Irmã Fernanda Pinto e o colaborador António Feliciano, e presencialmente a jornalista Ângela Nobre, a professora Paula Carvalho, o designer Ricardo Moita, o fotógrafo Mário Afonso e o fundador do jornal Paulo Mesquita.

Nas duas sessões de festejos, já os novos dias haviam começado há mais de três horas quando os foliões deram por encerrados os convívios onde se divertiram nestes dois dias em que decorreu mais uma ‘Festa de Verão’, iniciativa que esperamos ver replicada no próximo julho de 2024.

José Manuel Claro

Leme 834 – Julho de 2023