Sines inaugura novo Skate Parque e anuncia projeto de requalificação do Parque João Martins

Helga Nobre

O novo Skate Parque de Sines, um investimento que ronda os 200 mil euros, foi inaugurado este sábado no Parque Municipal João Martins (ex-IOS) com o objetivo de promover a modalidade junto das camadas mais novas.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, congratulou-se com a inauguração de uma infraestrutura que há muito era reivindicada pela população, cuja construção sofreu atrasos e “muitas peripécias pelo caminho”.

“Este projeto já esteve aprovado algum tempo, com uma candidatura e financiamento. Infelizmente houve alguns contratempos pelo caminho, não tendo sido possível lançar a obra e aproveitar os fundos comunitários”, revelou.

Segundo o Autarca, foi possível “chegar a um entendimento com a Segurança Social Distrital e construir o Skate Parque neste local. Ponderámos construí-lo junto ao Pavilhão Multiusos, mas de facto este é um parque excelente, por ser central, permite às crianças mais facilmente poderem usufruir do espaço”.

“E, naturalmente, foi possível agora concretizar, após várias peripécias, um projeto que considero que é importante e que permite aos jovens que gostam de praticar este tipo de modalidade poderem fazê-lo num espaço absolutamente incrível, com as questões da segurança salvaguardadas e promovendo a prática destes desportos individuais”, realçou.

De acordo com Nuno Mascarenhas, o acordo com a Segurança Social vai permitir “fazer uma intervenção de fundo no Parque Municipal João Martins de forma a que o espaço possa ser usufruído pela população”.

“Não tem sido uma tarefa fácil devido a burocracias que, infelizmente, temos no nosso país quando falamos de organismos na dependência do Estado, mas o mais importante é ver este espaço dinamizado, reabilitado de forma a que Sines possa ter aqui “um pulmão” e um espaço que possa ser usufruído pela população”, acrescentou.

O projeto “passa por ter outros equipamentos que estão aqui no espaço reabilitados, a plantação de árvores para que o espaço fique mais agradável e apresentando um plano genérico para todo o espaço de forma a que haja aqui um crescimento devidamente planeado e elaborado, e para que não existam projetos avulso que torna o espaço desagradável e desumanizado”, indicou o Autarca, acrescentando que o Município pretende “ainda este ano apresentar”.

O novo espaço do Skate Parque vai permitir a prática de patins em linha, skate e bmx com atividades dedicadas aos amantes de desportos sobre rodas e será gerido pela Autarquia, em colaboração com o Sines Surf Clube, procurando “envolver as escolas, os clubes e todos os jovens que formalmente ou informalmente se queiram associar a este tipo de modalidade”.

Para o Vereador da Câmara de Sines, com o pelouro do Desporto, Fernando Ramos, trata-se de um “espaço de partilha, fruição e de convívio comunitário”.

“A Câmara de Sines já tem duas propostas para o desenvolvimento de atividades e é um espaço que melhora a atratividade de Sines em termos turísticos”, acrescentou.

Apesar de “a espera ter sido longa”, a nova infraestrutura “traduziu-se num bom trabalho”, defendeu o presidente do Sines Surf Clube, Carlos Santos, que vê neste projeto “outras potencialidades” como “a formação” através de “escolas novas que vão acabar por aparecer” e o “nosso clube acaba por ser uma incubadora de ideias, ajudando a desenvolver projetos”.

“O clube vai manter a sua linha e criar novos eventos a nível nacional, mas esta infraestrutura tem outras capacidades” para o futuro, considerou o responsável.

Durante a inauguração oficial do novo Skate Park, que contou com a presença de Ruben Gonçalves (skate), Enderson Gamez (bmx) e Fábio Pereira (inline), a A-PARK, empresa de referência na área do desporto urbano, realizou uma demonstração de de ‘inline’, bmx e skate com uma equipa de atletas de referências nestas modalidades.

Leme 851 /Abril 24