ULSLA realiza Cirurgia Endoscópica da Coluna

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) realizou, em fevereiro, a primeira cirurgia endoscópica da coluna, tratamento inovador das patologias da coluna, a um paciente do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

“No passado dia 17 de fevereiro o Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Ortopedia da ULSLA realizou a primeira cirurgia endoscópica da coluna num doente do Hospital Litoral Alentejano com grande sucesso clínico”, divulgou a Administração Regional de Saúde do Alentejo.

De acordo com a ARSA, a cirurgia, realizada por uma equipa liderada pelo médico Luís Maurício Machado Soares, foi efetuada a “uma doente com dor na região lombar e irradiação aos membros inferiores com vários meses de evolução”.

“Desta forma passará o CRI de Ortopedia, e a ULSA, a ser pioneiro no tratamento inovador das patologias da coluna e a oferecer esta técnica aos seus utentes”.

A endoscopia da coluna é um procedimento cirúrgico que utiliza incisões milimétricas, entre cinco a 10 milímetros, e pequenas cânulas tubulares em combinação com uma câmara para visualizar o campo cirúrgico, e é considerada uma forma avançada e de ponta no tratamento de hérnias de disco e compressões neurológicas na coluna.

A cirurgia endoscópica da coluna estabeleceu-se em Portugal sobretudo a partir de 2018 e neste momento é já uma técnica cirúrgica largamente difundida.HN

Leme 850-Março de 2024