Municípios do Litoral Alentejano marcaram presença na BTL, a maior montra de turismo nacional

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), encerrou no domingo, dia 3 de março e registou um total de 79.000 visitantes. Os Municípios do Litoral Alentejano: Santiago do Cacém, Sines, Grândola, Odemira e Alcácer do Sal marcaram presença na maior montra do turismo nacional, que decorreu de 28 de fevereiro a 3 de março, no espaço da Feira Internacional de Lisboa (FIL), enquadrado no espaço promocional da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e deram a conhecer o que de melhor têm para oferecer a quem os visita.

Santiago do Cacém destacou Património histórico

A riqueza do património histórico do Município foi o destaque desta edição com a apresentação da Rota dos Museus. Participar na BTL faz parte da estratégia turística da Autarquia que pretendeu dar a conhecer o que de melhor tem para oferecer a quem os visita. Com mostras ao vivo de artesanato rural, do trabalho da artesã Paula Lança, que irá executar a técnica do esgrafito em cerâmica, e da Sadilar. Houve também prova de produtos regionais como o Bolo Santiago, as Alcomonias, os Rebuçados de Mel e Pinhão, os Enchidos, as Empadas de Perdiz ou Enguias preparadas pelo chef David Proença. Destaque para a prova de vinhos da Herdade do Cebolal, do Des.apego e do Almejado, do Gin Black Pig e do Gin do Botico. As paisagens naturais de planícies, serras e praias do Concelho são outros dos atrativos que são dados a conhecer aos visitantes.

O Município também integrou o Kids Route − um projeto da BTL para que as crianças descubram o nosso país, e durante o qual ficaram a saber mais sobre Santiago do Cacém.

A BTL é uma oportunidade única para dar visibilidade às empresas turísticas do Concelho, estabelecerem contactos, trazerem novas ideias e potenciarem novas oportunidades de negócio. Por essas razões, a Câmara Municipal voltou a convidar os empresários a visitarem o certame, assegurando a sua deslocação à FIL no Parque das Nações. De destacar que, de acordo com dados do INE, tem-se assistido a um crescimento notável a nível turístico no Concelho de Santiago do Cacém, onde praticamente duplicaram o número de dormidas, passamos das 51 mil para mais de 100 mil. Ao nível de proveitos diretos na hotelaria, nos últimos quatro anos, assistiu-se a um crescimento de quase 130%, passando de 2,5 para 5,3 milhões de euros.

Sines com história, náutica e gastronomia

Integrado na área destinada à Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o expositor de Sines pretendeu dar a conhecer o território enquanto destino turístico multifacetado, rico em património natural, histórico e cultural. Recorde-se que Sines está nomeado para os World Travel Awards 2024 na categoria de destino turístico emergente da Europa (Europe’s Leading Emerging Tourism Destination).

A Estação Náutica de Sines também marcou presença, numa representação conjunta das Estações Náuticas do Alentejo, onde foram promovidas as ofertas e potencialidades do território nas atividades ligadas ao mar e à náutica.

Para além de várias atividades de divulgação de produtores locais, que decorreram diariamente no expositor do Município, destacou-se a apresentação, no auditório da ERT, da obra “Porto Covo – O Iluminismo no Litoral Alentejano”, com a presença do autor, António Martins Quaresma, seguido de um “showcooking” pelo restaurante Volta do Mar – Hotel Sines Seaview. Promovida pela Fundação AIP e realizada na Feira Internacional de Lisboa desde 1989, a BTL é reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal.

Grândola deu a conhecer o melhor do Concelho

À semelhança do ano passado, o Município de Grândola esteve presente em  stand próprio, integrado no espaço da ERT Entidade Regional de Turismo do Alentejo/ Ribatejo, à entrada do pavilhão 1.

Deram a conhecer o que de melhor o Concelho tem para oferecer. Durante o certame foi apresentado o Programa de Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e decorreu um  passatempo VisitGrândola e os participantes habilitaram-se a ganhar estadias em diversos alojamentos do Concelho.

Odemira destacou a cultura – “Turismo Criativo”

O Município de Odemira também esteve presente, “Turismo Criativo” foi o tema em destaque da representação do Município de Odemira, com a promoção de um património cultural de grande diversidade que constitui a base de um turismo que procura a tradição e a identidade do território.

Foram dinamizados workshops de pintura alentejana (por Margarida Pedro) e cabaças alentejanas (Paula Ludovino), através da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, no sentido de promover o turismo criativo.

Odemira esteve ainda em destaque com a apresentação do evento “Dieta Atlântica”. A “Dieta Atlântica” foi apresentada por Sandra Soares (coordenadora da rede de Quintas Ciência Viva), o chef António Lourenço apresentou a confeção de um prato e a Vereadora da Câmara Municipal de Odemira Isabel Palma fez uma intervenção sobre “A relevância da Dieta Atlântica em Odemira”. O evento terminou com a degustação de produtos da Dieta Atlântica.

Ao longo dos cinco dias da BTL houve produtos regionais para degustar no espaço do Município de Odemira, para dar a conhecer os melhores sabores do Concelho.

À semelhança de anos anteriores, o Município de Odemira lançou o convite aos empresários do Concelho do setor do turismo para visitar a BTL.

Alcácer do Sal também marcou presença tradicional na BTL

O Município de Alcácer do Sal marcou presença como é já tradição.

O Município apostou numa promoção direcionada para o que existe de melhor neste Concelho e contou  com a presença de várias empresas e empresários no stand ao longo dos dias: Tânia Flamino (doces), Herdade da Barrosinha (vinho e turismo), Minuto a Minuto (azeites), Telma Frieza (Joias), Pastelaria Carapinhas (doces), David Almeida – Dama (cerveja artesanal), Herdade da Comporta (vinhos) Panificadora Ideal Alcacerense (pão), António Pais (pinhão), Queijaria de Alcácer do Sal e Maria Jones (doces).

A BTL contou com milhares de expositores e 79000 visitantes ao longo destes 5 dias

Jornal 849