Prémio de Conto Manuel da Fonseca edição 2024

A 15.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, decorre de 1 de março a 12 de abril o período de entrega de obras a concurso.

O Município de Santiago do Cacém ao instituir o Prémio de Conto Manuel da Fonseca presta homenagem ao grande escritor santiaguense e à sua obra. Manuel da Fonseca revelou toda a sua excelência sobretudo através da forma narrativa do conto, o que faz do autor uma figura incontornável da literatura portuguesa.

O Prémio contribuí para a revelação de novos escritores na nossa língua ao distinguir uma coletânea de contos originais, escritos em português, por autor maior de idade de nacionalidade portuguesa, ou a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa. Concedido bienalmente, a obra vencedora, selecionada pelo júri, recebe um valor pecuniário de 4000 euros sendo editada no ano seguinte ao concurso.

São admitidas a concurso apenas coletâneas de contos, cujo conteúdo temático é livre e dirigido ao público adulto. Não serão admitidas obras a título póstumo ou de índole infantojuvenil.

Recorde-se que a obra vencedora da 14.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, em 2022, foi “101 Contos-de-Bolso” de Maria Teresa Meireles (pseudónimo Navarro), que recebeu a unanimidade do júri.

Leme 849