Presidência nas Freguesias 2023 terminou na Abela com balanço positivo

A Freguesia de Abela encerrou o ciclo de visitas no âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias 2023, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém entre 30 de março e 15 de junho.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e os Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados pela Presidente da Junta de Freguesia de Abela, Hélia Rodrigues, e elementos do executivo, acompanhados por Técnicos Municipais, de 12 a 15 de junho, contactaram com a população, para se inteirarem das suas necessidades, e visitaram Agentes Económicos e Instituições da Freguesia de Abela.

Ao fazer o balanço dos três dias da visita, Álvaro Beijinha destacou o facto de se “perspetivar que a Escola Básica de 1.º ciclo passe a ter mais uma turma. O que é um bom indicador de crescimento da Freguesia, e nos dá razão quando contestamos o encerramento das escolas rurais.” O Autarca lembrou os investimentos efetuamos nesta escola, destacando a intervenção que agora decorre no Parque Infantil. O Jardim de Infância e as instalações da Estrutura Residencial para pessoas idosas da Casa Povo local receberam a visita dos Autarcas acompanhados pelos Técnicos Municipais.

Ao nível dos investimentos turísticos a comitiva deslocou-se ao alojamento local Sublime Ecolodge, “que apresenta um conceito de turismo que não é muito usual a nível nacional, com as tendas espalhadas pelo montado e em perfeita harmonia com a natureza ao redor, e que tem vindo a crescer na procura por parte de turistas e na oferta de novos alojamentos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal. Proporcionando outro tipo de oferta conheceram, também, o alojamento local Segredos da Aldeia. Na área empresarial destaque para a Herdade da Quinta de Corona, a Destilaria Gin do Botico e o inovador projeto Tradicional Dream Factory.

A dinâmica do Movimento Associativo, com o qual a comitiva reuniu, foi destacada por Álvaro Beijinha, que deu como exemplo o Futebol Clube Abelense “rejuvenescido e com uma nova Direção com muitas iniciativas e propostas.”

Os eleitos visitaram as localidades de Arealão, Cova do Gato, Outeiro do Lobo, Foros do Barão e a Vila de Abela, onde verificaram as intervenções realizadas em parceria com a Junta de Freguesia e perspetivaram intervenções futuras, “no âmbito da nossa política de dar mais qualidade de vida à população”, referiu Álvaro Beijinha.

Para a Presidente da Junta de Freguesia de Abela, Hélia Rodrigues, “todas as iniciativas que estabeleçam o contacto direto entre Autarcas e Munícipes são sempre positivas. O facto de andarmos no terreno leva a que a população se sinta mais à vontade para nos abordar, o que se traduz num envolvimento onde ficamos todos a ganhar.” Sublinhado, ainda, as reuniões que são mantidas com o Movimento Associativo, o contacto com os empresários as visitas às escolas e equipamentos sociais “contribuem para desempenharmos da melhor forma o nosso trabalho.”

A Presidência nas Freguesias 2023 terminou com um “balanço positivo”, afirmou Álvaro Beijinha, acrescentando que “foram semanas intensas, mas muito produtivas para o nosso trabalho. A forma de estar na vida autárquica tem de passar por estar próximo das pessoas, para melhor perceber as suas preocupações e sabermos o que devemos melhorar dentro do que são as nossas competências.” Salientou, também, a “postura de cooperação com os empresários do Concelho e a busca de sinergias.” O papel do Movimento Associativo “um parceiro na criação de dinâmicas locais desportivas, culturais e sociais.”

A iniciativa Presidência nas Freguesias, que teve início em 2014, “é uma ferramenta importantíssima para desenvolvermos o nosso trabalho e estarmos sempre bem preparados para darmos repostas às solicitações que estão sempre a surgir,” concluiu Álvaro Beijinha.