Presidência nas Freguesias: Câmara Municipal atenta à realidade da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra

Realizou-se nos dias 4, 5, 7 e 8 de julho a visita à União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra no âmbito da iniciativa “Presidência nas Freguesias 2022”, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, que se fez acompanhar dos Vereadores com Pelouros, da Presidente da União de Freguesias, Isabel Contente, e de técnicos municipais das respetivas áreas.

As visitas da Presidência às Freguesias têm como objetivo principal o contacto direto com a população, empresas, associações, escolas, equipamentos sociais. Álvaro Beijinha faz um balanço positivo desta visita e refere que é uma Freguesia que na realidade são três freguesias com caraterísticas diferentes, até porque é muito dispersa. O Autarca expressa a sua satisfação face à “oportunidade de voltar a visitar todas as escolas do Agrupamento de Santiago do Cacém”, que não foi possível nos últimos dois anos, “para ver os vários investimentos que temos feito na escola pública, como os quadros interativos, os parques infantis, os campos de jogos e a climatização”.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que as visitas também são um momento de “aprofundar alguns dos problemas como é o caso da requalificação da Zona Industrial de Santiago do Cacém, onde fizemos uma intervenção recente, mas continua a haver muitos problemas para resolver”. Dentro deste tema, o autarca avançou que a Autarquia “vai adquirir um terreno com cerca de nove hectares para ampliação da Zona Industrial”, mas “estamos também dependentes de fundos comunitários para poder fazer uma intervenção de requalificação”.

Álvaro Beijinha sublinha a importância da visita, pois permite “perceber aquilo que é um trabalho de muita proximidade entre a Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da União de Freguesias”.

No decorrer da visita foram realizadas reuniões com as Associações de Pais do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém e com o Movimento Associativo, que tem “um papel importante do ponto de vista desportivo, cultural, recreativo e social”, salienta o Autarca. No âmbito da política de descentralização, levada a cabo pela Autarquia, decorreu a reunião de Câmara Municipal sala da Associação de Moradores de São Bartolomeu da Serra.

Foi possível nesta visita ter o contacto direto “com novos projetos, por exemplo ligados ao vinho e ao azeite” e ao turismo “que continua com grande relevância em todo o Concelho, e naturalmente nestas Freguesias”, declara o Presidente da Câmara Municipal. A comitiva visitou também o espaço da escola de pilotagem Off Road Camp.

O Autarca conclui que “independentemente de continuarem a persistir alguns problemas, sente que todo o investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer em benefício da população é bem aplicado na qualidade de vida das pessoas, e é para isso que nós trabalhamos todos os dias”.

O ciclo de Presidência nas Freguesias 2022 termina esta semana na Freguesia de Cercal do Alentejo.