Presidência nas Freguesias 2022 terminou na Freguesia de Cercal do Alentejo com balanço positivo traçando linhas de ação para o futuro

A Presidência nas Freguesias 2022 decorreu de 11 a 13 de julho na Freguesia de Cercal do Alentejo, encerrando o ciclo de visitas que teve início em abril. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, o Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, e os Vereadores com pelouros, acompanhados por técnicos municipais das respetivas áreas, percorreram o território desta freguesia contactando com a população e ficando a par das suas necessidades.

Da visita ficou ainda patente a forte dinâmica do setor turístico, que aposta em propostas que vão ao encontro do conceito de turismo sustentável e em harmonia com a natureza.

Alvaro Beijinha salientou que durante os três dias de Presidência no território do Cercal do Alentejo “o objetivo foi visitar os equipamentos escolares, as instituições sociais, as intervenções que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia desenvolvem em parceria e contactar com os empresários.” O Presidente da Câmara Municipal destacou “os fortes investimentos na área do turismo que nos últimos anos têm surgido. São inúmeros os projetos turísticos que a Freguesia acolhe, caracterizando-se pela qualidade e sustentabilidade, e que se tornaram referências nacionais e internacionais.” Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer novas unidades de turismo rural, algumas que nasceram durante a pandemia, e inteirar-se dos projetos de crescimento de unidades implementadas no mercado.

Para Álvaro Beijinha é “desolador” o estado em que se encontra a Barragem de Campilhas. “Nós sabíamos da situação, mas no local sentimos verdadeiramente as consequências da seca dos últimos anos, a barragem está com uma quota de 3%, praticamente não tem água. Esta realidade preocupa bastante não só pela questão agrícola e agropecuária, mas também, ambiental.”

O Presidente da Câmara Municipal considera importante esta iniciativa da Presidência nas Freguesias. “Foi muito positivo e enriquecedor para o nosso trabalho futuro. Este ano conseguimos voltar a realizar as visitas sem as restrições decorrentes da COVID-19, apenas não incluímos no programa as estruturas residenciais para idosos por aí se encontrar uma população mais frágil,” afirmou Álvaro Beijinha. O objetivo desta ação é “levar o trabalho autárquico ao terreno de uma forma organizada, e com um contacto muito direto com a população.” Desta forma “inteiramo-nos de situações que de outra maneira não teríamos conhecimento, porque o Concelho e grande e disperso, e no local, entre todos, analisamos a melhor forma para resolvê-las.” Para Álvaro Beijinha que, desde 2014, estas visitas são “uma ferramenta importantíssima da nossa forma de estar na vida autárquica, próximo das pessoas.”

O balanço da Presidência nas Freguesias, que começou em abril e terminou neste mês de julho, “é claramente positivo e sentimo-nos mais preparados para começarmos a discutir e a trabalhar, a partir de setembro, o Orçamento para 2023. O que trazemos da nossa presença nas freguesias vai ajudar-nos a definir prioridades, porque sabemos que os recursos são sempre limitados para as necessidades.”

Para 2023, Álvaro Beijinha assegura “que voltaremos a realizar” a Presidência nas Freguesias.