Movimento Associativo de Santiago de Cacém em jornada para debater o futuro

A Jornada do Movimento Associativo de Santiago de Cacém realiza-se, dia 28 de janeiro, no Auditório Municipal António Chainho, a partir das 9h30, com entrada livre. O evento organizado pela Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e a Câmara Municipal de Santiago de Cacém irá debater as questões que marcam o dia adia de coletividades e associações, assim como, assinalar o 20.º aniversário da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.

O programa da Jornada apresenta os painéis “O Movimento Associativo no concelho de Santiago de Cacém”, com a participação de Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago de Cacém, João Bernardino, Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Diamantino Estanislau, Presidente da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, e Rui Gomes da Caixa de Crédito Agrícola Costa Azul. O segundo painel abordará o assunto “Capacitação de dirigentes associativos”, apresentado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

Este será, também o momento para a apresentação do livro “Associações, Democracia e Utopias Reais: O Caso das Associações de Cultura, Recreio e Desporto”, de Sérgio Pratas, com a participação do autor e apresentação por Maria João Santos, jurista e dirigente associativa e moderação por Alexandrina Pereira.

As jornadas encerram, às 15h30, com a Sessão Solene comemorativa do 20.º aniversário da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, com intervenções, atribuição de galardões associativos e a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística. Durante a comemoração será prestada homenagem ao escritor santiaguense Manuel da Fonseca.