ULSLA: Secretário de Estado da Saúde inaugura Balcões SNS 24

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, inaugurou hoje, 2 de agosto, os primeiros dois balcões SNS 24 no Alentejo.

O primeiro a ser inaugurado foi em Bicos, na Freguesia de Vale de Santiago, seguido do balcão de S. Francisco da Serra, onde foram experimentadas as funcionalidades da teleconsulta e da renovação dos dados no RNU (Registo Nacional de Utente), duas das muitas alternativas possíveis no funcionamento dos Balcões.

O evento terminou no auditório da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) com a assinatura do Protocolo de Colaboração que institui e regula os termos de funcionamento dos Balcões SNS 24, assinados por Catarina Filipe, Presidente do Conselho da ULSLA, Margarida da Silveira, em representação da Professora Maria Filomena Mendes, da Administração Regional de Saúde do Alentejo e Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Foram ainda assinados os Termos de Adesão das 2 Juntas de Freguesia que hoje inauguraram os primeiros Balcões SNS do Litoral Alentejano, pela Presidente da Junta de Freguesia de Vale de Santiago, a que pertence a aldeia de Bicos, Inês Hilário e o Secretário da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Pedro Gamito.

Estiveram, também, presentes, o Presidente e a Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro e Isabel Raposo, respetivamente, e o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

Os balcões SNS 24 têm com principal objetivo a disponibilização de espaços de acesso e prestação de serviços digitais e de telesaúde aos cidadãos do Litoral Alentejano, permitindo, realizar teleconsultas, marcar consultas, renovar receita médica, consultar exame, entre outros serviços.

Embora estes tenham sido os primeiros dois Balcões SNS 24, é objetivo da ULSLA expandir a sua rede para todo o litoral alentejano, alargando a sua abrangência aos 5 concelhos do território.