Câmara Municipal vê ser aprovado estudo prévio de projeto de requalificação da Rua Arlindo Passos

A Rua Arlindo Passos, em Alcácer do Sal, vai ser alvo de uma intervenção de rearborização, inserida num grande projeto de requalificação, cujo estudo prévio foi aprovado na manhã de hoje (10 de fevereiro de 2022) em Reunião de Câmara. 

O projeto incide numa área total de 13.312,50m2 e implantar-se-á na quase totalidade da Rua Arlindo Passos (antiga EN5), pretendendo transformar o perfil do arruamento numa avenida arborizada, com o objetivo de favorecer a saúde e o bem-estar dos utilizadores quotidianos e regulares do referido troço.

A via em questão, atualmente descaracterizada, será transformada numa via urbana agradável para o peão, com a missão de incentivar um maior uso pedonal da mesma e, através do ensombramento fornecido pelas árvores, tornar aos poucos a cidade mais resiliente aos efeitos das ondas de calor e promover uma melhor adaptação às alterações climáticas.

O processo de rearborização proposto para a Rua Arlindo Passos consistirá na identificação e abate de exemplares arbóreos mortos, em declínio, ou em situação de risco para pessoas e bens, nomeadamente em conflito com infraestruturas existentes.

A introdução de espécies vegetais tem como objetivo aumentar o conforto microclimático, visual e acústico da área de intervenção, e controlar a entrada de luz natural e exposição solar sobre as edificações.

As espécies a instalar serão essencialmente espécies autóctones e/ ou adaptadas às condições edafoclimáticas locais e, em toda a área de intervenção, serão instalados sistemas de rega automáticos, controlados por um sistema tecnológico associado a sensores meteorológicos e de humidade do solo.

Com a concretização deste projeto, a cidade ficará dotada de um novo espaço público de natureza estruturante, que contribuirá para melhorar as acessibilidades e aumentar a qualidade urbana da zona norte da cidade.

Comunicado CMAS