Unidade Pastoral e Câmara de Alcácer do Sal homenagearam as vítimas de Covid-19 e os profissionais da linha da frente que combatem a epidemia

No passado dia 13 de maio a Unidade Pastoral de Alcácer do Sal e a Câmara Municipal juntaram-se para promoverem uma homenagem às vítimas do COVID-19, bem como a todas as forças intervenientes no combate à referida pandemia.

A cerimónia religiosa teve lugar no Estádio Municipal de Alcácer do Sal e contou com uma presença significativa da
população que, sob um sentimento de emoção coletiva se quis associar ao ato, recordando todos os que partiram desde o início de 2020, vítimas do novo coronavírus ou de outras patologias.

Igualmente durante a cerimónia realizada, os profissionais da linha da frente receberam o reconhecimento social pela sua atuação no combate à pandemia.

Após uma oração por todos os entes queridos que faleceram e no uso da palavra, Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, começou por referir: «Quem partiu não conseguiu ter a seu lado aqueles que mais amava e os que ficaram não conseguiram despedir-se. O isolamento, as proibições de visitas e o condicionamento dos funerais foram necessários, mas impediram os afetos e ficou a tristeza» Continuando na sua intervenção, Vítor Proença referiu: «… o empenho e contributo de todos os que estiveram e estão na linha da frente na luta contra a COVID-19, como os Profissionais de Saúde, os Funcionários Municipais e das Juntas de Freguesia, os Bombeiros, a GNR, as IPSS e Escolas, que foram inexcedíveis no auxílio ao próximo…».

Referindo-se às forças civis da sociedade alcacerense, o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal citou: «Uma palavra de gratidão também para empresários e empresas, que apoiaram com gasóleo, desinfetante, máquinas e bens alimentares; às associações sociais e grupos de voluntários, que apoiaram tanta gente e ao povo alcacerense, que soube confinar-se, mas também dizer “presente” numa demonstração da sua força».

No final da cerimónia, que constituiu um “público agradecimento” a todos quantos ajudaram voluntariamente a aliviar os efeitos da pandemia junto da comunidade, o Município Alcacerense fez uma oferta simbólica às Instituições, Associações, Forças de Segurança e da Proteção Civil, presentes.