Projeto “Hortas Pedagógicas” arrancou na Freguesia de Santo André

Nos passados dias 11 e 12 de março, dando corpo aos acordos de viabilização celebrados entre a CDU e o PS, o Executivo da Junta de Freguesia promoveu a inauguração de três hortas pedagógicas que ficaram instaladas nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo.

Segundo referiu David Gorgulho: “… esta ação, para além de dar corpo ao acordado entre as duas forças políticas, na viabilização do Executivo, vem acentuar o reforço de manutenção da Eco Freguesia enquanto tal, estreitando os laços ecológicos que devem presidir as todas as ações a serem desenvolvidas num futuro  próximo pelos alunos, como forma de se alcançar um perfeito equilíbrio na sensibilização ambiental, o que certamente acarretará benefícios futuros”.

Mais adiante, David Gorgulho referiu: “… nada disto poderia ser levado avante sem a participação interessada dos educadores e professores, que desde o primeiro minuto se disponibilizaram para apoiar os alunos e acautelarem a manutenção destes recintos, mesmo fora do período letivo, ação em que igualmente contarão com o apoio da Junta de Freguesia”.

A Educadora Maria de Jesus, referiu à nossa reportagem, “… o enorme interesse por parte dos alunos nos trabalhos de plantio e manutenção das hortas, interesse esse que já se vinha evidenciando à vários dias”.

No dia 12 foram inauguradas as hortas da Escola Básica de Deixa o Resto, no período da manhã e mais tarde o recinto instalado na Escola Básica nº 3. Segundo nos informou David Gorgulho, a horta que deveria ser instalada na Escola Básica nº 2, não o foi, uma vez que o edifício vai entrar em obras no final do ano letivo.

Artigo completo disponível na edição em papel de 19 de Março de 2020, n.º 758