Faleceu José Raposo Nobre, ex-presidente da Câmara de Santiago do Cacém

O primeiro presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém eleito no pós-25 de abril, José Raposo Nobre, faleceu no dia 08 de dezembro, aos 88 anos de idade. Deixa esposa, dois filhos, quatro netos e cinco bisnetos.

José Raposo Nobre foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém em 1976, tendo-se candidatado  como independente, pela lista da Frente Eleitoral Povo Unido (FEPU), uma coligação entre o PCP, o Movimento Democrático Português – Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) e a Frente Socialista Popular (FSP).

Assumiu o cargo durante três anos, até 1979, depois de ter antes sido já vice-presidente da Comissão Administrativa da
Câmara, entre 1974 e 1976.

Comerciante de profissão, José Raposo Nobre nasceu em Sines, mas cedo foi residir para a freguesia de Alvalade, no interior do concelho de Santiago do Cacém, onde participou ativamente na vida associativa, tendo integrado os corpos dirigentes da Casa do Povo local entre 1998 e 2014, período em que foi construído um Centro de Dia e um Lar de Idosos.

Em 2013, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal pelo trabalho desenvolvido enquanto autarca e dirigente associativo.

José Raposo Nobre deixa esposa, dois filhos, quatro netos e cinco bisnetos. O funeral realizou-se no sábado, dia 09, em Alvalade do Sado, e a missa de sétimo dia no dia 17.

Artigo completo disponível na edição em papel de 19 de dezembro de 2017, n.º 706