Coisas de Emigrante: Esta história vem a propósito do frio dos últimos dias em Portugal e na Europa

Raquel Marques Evaristo
Raquel Marques Evaristo
Raquel Marques Evaristo

Por Raquel Marques Evaristo, atualmente na Alemanha*

Quando estava na escola primária, lembro-me de a professora estar a ensinar-nos os climas na Terra, e dizer que Portugal tem Verões quentes, e Invernos amenos. E lembro-me também de pensar: “Invernos amenos??!? Ela não sente o frio que está?” Compreendo hoje que apesar de a professora estar certa, eu também não estava errada…

Quando fui a primeira vez morar para Paris, tinha alguns amigos lá. A minha tia ofereceu-me um pijama muito quentinho, e disse-me qualquer coisa como “Ai, deve lá estar tanto frio!”. Uma das minhas amigas disse-me “Traz pijamas de Verão!”. A sério? Pijamas de Verão?

Mas decidi seguir o conselho, e não me arrependi. Tive inclusive um colega que chegou a Paris num frio mês de Fevereiro vindo directamente de Dakar, no Senegal, e que se queixou que estava tanto calor no quarto que ele tinha que dormir com a janela aberta!

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 09 de fevereiro de 2017, n.º 686

*Por lapso, na edição impressa o artigo está assinado por Gisela Almeida, mas na realidade é de Raquel Marques Evaristo. Pelo equívoco, ficam as nossas desculpas aos leitores e às duas colaboradoras.