Opinião: O Desenvolvimento que queremos para o Alentejo Litoral

Manuel Coelho
Médico e ex-autarca, em Sines
Manuel Coelho
Médico e ex-autarca, em Sines

Por Manuel Coelho, médico e ex-autarca,

Contra a Exploração de hidrocarbonetos no nosso MAR da nossa Costa Há momentos na vida das Comunidades e dos Povos, em que é preciso tomar posições claras e determinantes, na defesa do desenvolvimento equilibrado, criador de riqueza, sustentabilidade e bem-estar social.

Este é o momento de agir contra negócios nada claros entre governos e grandes empresas, que ameaçam o desenvolvimento, a criação de emprego e o progresso de forma sustentável.

Sejamos claros: A tentativa de explorar petróleo e gás no nosso mar (próximo de Aljezur e de Sines), faz parte de um negócio entre os anteriores e atual governo, que pode vir provocar graves danos e catástrofes ambientais no oceano, nas praias, no nosso aquífero – que abastece as populações da Costa Litoral Alentejana.

Porquê? Porque, pelos conhecimentos que temos de cientistas ligados a estes processos e os desastres gravíssimos, provocados por este tipo de exploração de petróleo no Golfo do México, e outros locais, que destruíram a atividade piscatória, as praias e o turismo por longos anos. Temos exemplos comprovados do que nos pode acontecer.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 09 de fevereiro de 2017, n.º 686