“O bichinho do voluntariado quando entra é para ficar”

Fonseca Santos: Mais de 50 anos de voluntariado

Nasceu na República do Congo há 68 anos, mas vive em Portugal desde os 10, quando os pais, naturais da Beira Alta, resolveram regressar ao país. Manuel Fonseca Santos é Engenheiro de Máquinas Marítimas de profissão, mas é principalmente a veia voluntária que o impulsiona há mais de 50 Desde os 14 anos, altura em que integrou o corpo de escuteiros na Figueira da Foz, onde vivia, que o espírito voluntário nunca mais o abandonou, tendo estado sempre envolvido por onde passou em atividades associativas.

Voluntário em diferentes vertentes e associações desde os tempos da adolescência, contribuir para o bem comum sempre fez parte da sua vida há mais de 50 anos
Voluntário em diferentes vertentes e associações desde os tempos da adolescência, contribuir para o bem comum sempre fez parte da sua vida há mais de 50 anos |Foto: Ângela Nobre|

A viver em Vila Nova de Santo André desde 1981, para onde se mudou com a família após começar a trabalhar na antiga CNP, no complexo industrial de Sines, o atual presidente da Associação Humanitária de Bombeiros voluntários local esteve envolvido desde cedo em várias organizações, tendo sido membro fundador de algumas delas.

Fez parte da Comissão de Trabalhadores da empresa em que trabalhava, foi membro do Grupo Desportivo da Repsol e do Estrela de Santo André e fundou a Associação de Pais do então chamadoCiclo Preparatório (hoje Escola Básica do 2.º Ciclo).

“Isto é um bichinho, o bichinho do voluntariado quando entra é para ficar, uma pessoa não consegue estar parada, gosta sempre de ajudar”, confessou ao jornal O Leme o também ex-autarca.

Artigo completo na edição em papel de 24 de setembro de 2015, n.º 654