Formalizada segunda EIP no Município de Santiago do Cacém

O Município de Santiago do Cacém representada pelo Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André representada pelo Presidente da Direção, Vítor Ferrinho, e o Vice-Presidente, Jorge Farias, assinaram, dia 13 de dezembro, na sala de sessões do edifício-sede do Município o protocolo que determina as condições de contratação e funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que irá ficar sediada nos Bombeiros Voluntários de Santo André.

O protocolo que tem caráter tripartido será, também assinado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e está sujeito à homologação do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Com esta assinatura formaliza-se a constituição da segunda EIP no Concelho, a primeira foi formada por elementos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo. A assinatura deste protocolo foi acompanhada pelo Vereador da Câmara Municipal, Albano Pereira, e o responsável  pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, Fernando Dinis Silva.

Esta EIP é constituída por cinco bombeiros que têm a exclusiva missão de assegurar em permanência a prontidão na resposta às ocorrências, como o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, o socorro em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidentes graves, entre outras funções. As EIP podem colaborar em atividades de proteção civil no âmbito das competências dos municípios que se enquadrem nas missões dos corpos de bombeiros, nomeadamente no âmbito da prevenção. No entanto, não podem efetuar transporte de doentes não urgentes.

Este protocolo é válido por um período de três anos, sendo renovável automática e sucessivamente por igual período.

Leme site/845