Fátima Moita
O Agrupamento de Escolas de Sines-A.E.S., realizou no passado dia 12 de Setembro, a Conferência Nacional – Projeto Erasmus + Cotic: Collaborative Teaching in the Inclusive Classroom”, no Centro de Artes de Sines.
O projeto que foi desenvolvido ao longo de dois anos, numa parceria entre sete países da UE: Portugal, Letónia, República Checa, Itália, Turquia, Malta e Bulgária, pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no contexto da educação inclusiva, respeitando tanto quanto possível as necessidades de cada aluno através do trabalho colaborativo entre docentes, técnicos especializados e família.
A Conferência teve início com a apresentação do projeto, pela Coordenadora do projeto CoTIC em Portugal, a professora Donzilia Farinha do A. E.S. que destacou os resultados do projeto: uma escala de avaliação e um conjunto de sete testes individuais nas áreas de Perceções, Atenção, Memória, Consciência Fonológica, Orientação Espacial e Temporal, Pensamento e Leitura. Estes materiais contribuem para a identificação de dificuldades de aprendizagem nos alunos de 1º ano de escolaridade; workshops de ensino colaborativo em que os doentes desenvolveram mais de 160 fichas com conteúdos de 2º ano, nas áreas de Inglês, Matemática, Estudo do Meio e no idioma nacional de cada país, com vista à melhoria da aprendizagem. Foi ainda apresentado o curso e-learning que pretende divulgar os materiais desenvolvidos e ajudar a implementar o projeto por outros docentes ou técnicos interessados.
Ao longo da manhã decorreu ainda a comunicação “Educação, Inclusiva…Desafios e Propostas” com a Coordenadora da EMAEI do A.E.S., professora Fernanda Lourenço. No período da tarde, realizou-se mais uma palestra sobre “O papel do professor e a implementação das Medidas Universais na sala de aula inclusiva” com a Dra. Ana Paula Monteiro do Gabinete de Inclusão e Sucesso Educativo da DGESTE.
A conferência finalizou com a mesa redonda “CoTIC-Ensino Colaborativo na Sala de Aula Inclusiva”, promovendo a reflexão e a partilha de experiências e dinâmicas que contou com a participação de vários intervenientes no projeto.
Para Bernardette Almeida, Diretora do Agrupamento de Escolas de Sines, “o Projeto ERASMUS + “CoTIC – Collaborative Teaching In The Inclusive Classroom que desenvolvemos ao longo de dois anos, com os nossos parceiros Europeus, foi uma excelente iniciativa para a partilha do trabalho desenvolvido, no âmbito do ensino colaborativo, para a promoção do sucesso dos alunos no 1º ciclo.”
A professora Donzília Farinha, Coordenadora em Portugal -A.E.S. considerou que este projeto constituiu uma experiência verdadeiramente enriquecedora e referiu que “apenas juntos, num verdadeiro espírito de equipa, através do trabalho colaborativo, podemos marcar a diferença na educação. Abordar eficazmente a problemática das dificuldades de aprendizagem requer uma abordagem holística que envolva docentes, pais, profissionais de saúde e a sociedade em geral. Cada um de nós desempenha um papel essencial na promoção de uma educação de qualidade a todas as crianças num ambiente inclusivo. No A.E.S., estas dinâmicas de trabalho colaborativo fazem já parte duma cultura de escola pois acreditamos que o trabalho colaborativo na educação promove a confiança e aprendizagens significativas, o que é particularmente importante em relação às crianças com NE. Requer conhecimentos e competências adicionais em que o nosso projeto se centra, mas os resultados são gratificantes e benéficos para todas as partes envolvidas no processo educativo.”
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