Campo de Férias em São Domingos

A Fundação Santa Rafaela Maria, das irmãs Escravas do Sagrado Coração de Jesus, desenvolve vários projetos de cariz social no Bairro da Quinta da Fonte da Prata, em Alhos Vedros.

O seu trabalho é uma fonte de vida, esperança e companhia, focando-se no serviço à comunidade. É um instrumento importante no apoio aos migrantes, na requalificação profissional, na distribuição de bens essenciais, entre outros.

É ainda parte fundamental da sua missão o trabalho com crianças e jovens, em particular, através do projeto Tasse. Este projeto foca-se no acompanhamento diário do estudo e procura promover o sucesso escolar, a inserção na vida ativa e o empreendedorismo em jovens desde os 7 até aos 24 anos.

Enquadrados no trabalho desenvolvido através do projeto Tasse são promovidos, durante o Verão, os campos de férias ACI que são o culminar de um ano letivo de trabalho com os jovens deste bairro e onde se procura proporcionar um tempo de férias diferente em contacto com a natureza e que ajude cada um a crescer na sua relação individual e com o mundo.

Depois de dois anos em que que a pandemia Covid não nos permitiu concretizar estes campos, que tantos frutos trazem para todos os que neles participam, finalmente estamos de volta! Entre os dias 31 de Julho e 7 de Agosto decorre, no Monte do Pego, em São Domingos, um campo com cerca de 35 jovens dos 12 aos 15 anos e 19 monitores que os acompanham durante esta aventura. Entre atividades e jogos, partilha em comunidade e tempos de reflexão e autoconhecimento esperamos que esta semana marque a vida de cada um que nela participa!

Não podíamos deixar de reconhecer o acolhimento recebido por tantas pessoas da localidade, que desde o início demonstraram uma grande alegria por aqui estarmos e têm colaborado ativamente para a concretização deste campo de férias. Em especial agradecer ao Jornal Regional “O Leme” pelo convite para escrever este artigo e divulgar o campo de férias, à Junta de Freguesia de São Domingos, à Casa do Povo de São Domingos, aos Bombeiros Voluntários de Alvalade, à Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, a tantas pessoas que a título individual têm respondido e procurado soluções que tornam este campo possível. Muito obrigado!

Francisco Rocha*

Direção dos Campos de Férias ACI