Homenagem da Unidade de Saúde Pública da ULSLA à Drª. Fernanda Santos

A Dr.ª Fernanda Santos assumiu em 2008 o cargo de Delegada de Saúde do então ACES do Alentejo Litoral, tendo posteriormente passado a delegada de saúde da ULSLA, onde foi responsável por várias áreas no âmbito da saúde pública, até janeiro de 2021.

Foi agraciada com uma medalha de ouro pelo reconhecimento da relevância e distinção do seu percurso profissional a nível local e nacional. Recebeu esta medalha da mão do Secretário de Estado Adjunto da Saúde Dr. Lacerda Sales na comemoração do Dia Mundial da Saúde.

Em jeito de agradecimento gostaríamos de partilhar com a população o testemunho de quem partilhou muitas horas de trabalho com a Dr.ª Fernanda Santos.

Conheci a Dr.ª Fernanda Santos há muitos anos, primeiro como mãe do Dino, quando o levava a brincar no parque do castelo. Anos mais tarde o seu pai, Dr. Jorge Santos viria a ser o meu médico de família. Isto para dizer, que as nossas vidas se cruzaram em várias ocasiões e lugares.

Quando iniciei funções no Centro de Saúde de Sines, conheci de perto quem era a Dr.ª Fernanda Santos, enquanto Delegada de Saúde e enquanto pessoa. Profissional presente em todas as lutas internas e externas, procurando sempre consensos, união e resiliência numa equipa que sempre precisou de uma liderança forte e que encontrava na Dr.ª Fernanda essa força para conseguir ultrapassar tantos e tantos obstáculos que surgiam diariamente.

Quando me convidou para integrar a sua equipa, recordo que não pensei muito, se aceitava o desafio ou não. Soube mais tarde que fez questão que eu trabalhasse na sua equipa, mesmo que não tivesse sido consensual esta escolha.

Enquanto Coordenadora da Unidade de Saúde Pública foi aquilo que todos sabemos, nem sempre consensual, algumas vezes controversa, mas sempre presente no momento certo, Principalmente quando defendia com unhas e dentes a sua equipa. Dou-a muitas vezes como exemplo do que é ser líder. Acredito que ser líder é inato, nasce com a pessoa e a Drª Fernanda Santos é disso exemplo. Quantas vezes, juntou a equipa para encontrarmos soluções em conjunto, para partilharmos ideias, para mostrarmos o nosso trabalho, para festejarmos, para carpirmos as nossas frustrações! Tantas e tantas vezes nestes anos de partilha, mostrou a sua garra, a sua resiliência e acima de tudo o seu espírito de grupo, de união.

Acredito que muito do que sou hoje enquanto profissional e até enquanto pessoa o devo a ela. Aprendi muito, mas muito mesmo.

Obrigado Dr.ª Fernanda Santos por ter feito parte da minha vida e me ter mostrado que temos sempre que seguir atrás daquilo em que acreditamos e que devemos colocar em tudo o que fazemos e acreditamos, muito carinho, pois é o que fica de nós!

Unidade de Saúde Pública da ULSLA

Técnica Superior (Lucília Correia)