Companhia espanhola TanTonTería Teatro apresenta comédia gestual ‘Tiempos Viejos’

O Litoral EmCena continua a levar teatro à rua durante o mês de Agosto, com a companhia de Málaga (Espanha), TanTonTería Teatro, que apresenta a comédia gestual ‘Tiempos Viejos’, espectáculo premiado no certame MÁLAGA CREA 2019 pela ‘Melhor Direção’, ‘Melhor Atriz’, ‘Melhor Ator’ e ‘Melhor Espetáculo’.

Tudo começa quando José foge da casa de repouso para realizar o sonho que nunca pôde concretizar: saltar de paraquedas. Com isso ele deseja mostrar a toda a gente que ainda é útil e que tem uma vontade imensa de viver.

Por outro lado, Vicenta, uma simpática velhinha, toma o comboio para… um sítio qualquer! Ambos mergulham numa viagem conjunta em que descobrem que o mais importante não é o destino da viagem, mas antes o caminho percorrido e especialmente com quem decidem fazê-lo.

Interpretado por Javier Sancho e Ester Abad, José e Vicenta levam o público por diferentes espaços e momentos vitais que se entrelaçam para contar uma história sobre a memória e a ausência dela, criando um espectáculo poético que suscita melancolia, sorriso e ternura.

O espectáculo resultou de um processo de trabalho de campo realizado em colaboração com a casa de repouso Ciudad de Huesca, que permitiu aos actores conviver durante dois meses com os idosos e com os funcionários.

Dirigido por Carlos Varela, discípulo de Marcel Marceau com quem trabalhou de 1994 a 1998 e por Elena Martinaya, ‘Tempos Viejos’ foi premiado no certame MÁLAGA CREA 2019 pela ‘Melhor Direção’, ‘Melhor Atriz’, ‘Melhor Ator’ e ‘Melhor Espetáculo’.

Vinda de Málaga, em Espanha, para integrar a programação do Litoral EmCena, a companhia TanTonTería Teatro vai estar em dez localidades dos concelhos de Santiago do Cacém e de Sines, na Costa Alentejana, apresentando-se num camião especial que em cada local se transforma num palco teatral dotado com todos os equipamentos técnicos necessários à apresentação do espectáculo.

O espectáculo é de acesso livre e é apresentado sempre às 21:30: 01, Vila Nova de Santo André; 02, São Francisco; 03, Santa Cruz; 04, Ermidas; 05, Sines; 06, Porto Covo; 07, Alvalade; 08, Abela, 09, Cercal; 10, Vale de Água

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção e Criação: Carlos Varela e Elena Martinaya; Elenco: Javier Sancho e Ester Abad; Técnico: Miguel Navarro; Desenho de luz: Pedro Hofhuis; Sonoplastia: Carlos Otero; Cenografia; Teatro Toño Laguarta e TanTonTería; Recursos Audiovisuais: 73 TV; Fotografia: Rosa Vercher Alberola, Ángel Díaz-Delgado; Desenho Gráfico: Alberto López de Lucas e La Caja de Grillos SL; Produção: Teatro TanTonTería