Artistas Unidos apresentam no Litoral EmCena ‘A Coragem da Minha Mãe’, de Tabori

‘A Coragem da Minha Mãe’, de George Tabori, é o próximo espectáculo a subir aos palcos do Litoral EmCena, na Costa Alentejana, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro, apresentado pela companhia Artistas Unidos.

Encenado por Jorge Silva Melo, o espectáculo ‘A Coragem da Minha Mãe’ é um texto de George Tabori que tem como ponto de partida uma história real da sua mãe que, com coragem, escapou ao holocausto de forma imprevisível.

Tendo sido presa em Budapeste em 1944, quando se dirigia para casa da irmã para um jogo de cartas, Elsa foi deportada juntamente com mais quatro mil judeus, mas consegue salvar-se de forma corajosa e imprevisível e sem chegar a Auschwitz, afirmando que a sua prisão é ilegal.

Elsa não completa a viagem de comboio para o campo de concentração e regressa de comboio a Budapeste, conseguindo chegar a casa da irmã para o jogo de cartas combinado.

Com pormenores cómicos, que fazem sorrir entre as terríveis circunstâncias, o espectáculo, escrito originalmente como um conto, subiu ao palco pela primeira vez em 1979.

‘A Coragem da Minha Mãe’, encenada por Jorge Silva Melo, fundador e director artístico da companhia Artistas Unidos, é interpretada em palco pelos actores Pedro Carraca, Antónia Terrinha e Hélder Braz, contando ainda com as vozes de Carla Bolito, Américo Silva, Pedro Caeiro, António Simão, João Meireles, Tiago Matias, Nuno Gonçalo Rodrigues e Jorge Silva Melo.

O espectáculo, dirigido a maiores de 12 anos, vai estar em cena no dia 11, no Centro de Artes de Sines, no dia 12, no auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e no dia 13, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, sempre às 21:30.

Bilhetes: 5€ público geral, 3€ sócios AJAGATO, maiores de 65 anos e menores de 18.

Reservas: Santiago do Cacém – 269 750 410, Sines – 269 860 080, V. N. Santo André – 269 751 296 ou 914 706 503

Sinopse:

A improvável salvação da mãe de Tabori, por ele contada, aquando da deportação de 4.000 judeus de Budapeste para Auschwitz em Julho de 1944. Em 1979 estreia A Coragem da Minha Mãe, a resposta subversiva de Tabori à aplaudida Mãe Coragem de Brecht. Originalmente um conto, esta peça é uma homenagem à sua mãe e está impregnada de doçura e lirismo, honrando uma mulher que conseguiu invocar a sua coragem inesperadamente, salvando-se do inferno. Tendo como ponto de partida a história real da sua mãe, Tabori relata como Elsa, com cinquenta e cinco anos, sendo presa em Budapeste no Verão de 1944 e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste. Em A Coragem da Minha Mãe, não faltam pormenores cómicos, de sugestão surreal, muitas vezes em tom de farsa. Na verdade, os textos de Tabori fazem rir, ou pelo menos, repetidamente, sorrir. Aquilo a que Tabori chama vagamente a sua abordagem dialéctica é um teatro que promove a subversão, interpolação, fragmentação e inversão de expectativas, é evidente no texto e na produção de A Coragem da Minha Mãe. Tabori apresenta ao público o que poderia chamar-se uma paródia de um conto de fadas dos tempos modernos.

Ficha Técnica

Texto George Tabori

Tradução António Conde

Elenco Pedro Carraca, Antónia Terrinha, Hélder Braz

Vozes de Carla Bolito, Américo Silva, Pedro Caeiro, António Simão, João Meireles, Tiago Matias, Nuno Gonçalo Rodrigues, e Jorge Silva Melo

Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves

Luz Pedro Domingos

Som André Pires

Encenação Jorge Silva Melo

M12

Comunicado