Litoral EmCena: Teatro Só apresenta ‘Sorriso’, com novas datas

O Litoral EmCena chega este mês a mais localidades da Costa Alentejana, levando o espectáculo ‘Sorriso’, pelo Teatro Só, a Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André e Sines e também à aldeia turística de Porto Covo e à Lagoa de Santo André, entre 26 e 30 de julho.

Com encenação e dramaturgia de Sérgio Fernandes, ‘Sorriso’ é um espectáculo poético sobre o amor e as recordações. Tendo a rua como palco, Sérgio Fernandes, que também entra em cena como actor, e Ana Gabriel ‘contam’ uma história de amor inspirada na vida comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.

O Teatro Só é uma companhia de teatro portuguesa sediada em Berlim, na Alemanha, e em Odemira, em Portugal. Tem vindo a desenvolver um trabalho multidisciplinar relacionando artes circenses, técnica de máscara, teatro físico e artes plásticas.

Todas estas componentes convergem para um teatro imagético, mudo, visualmente poético em que a comunicação entre os actores e o público se desenvolve pela gestualidade.

Os temas em cena tocam directamente os estigmas sociais, transversais a diversas culturas e gerações, nos quais o público é testemunha de si mesmo, não pelo uso da palavra, mas pela poesia visual e linguagem emocional do corpo.

Esta aparente simplicidade do Teatro Só, representa a própria simplicidade da condição humana, uma fragilidade que qualquer um de nós entende independentemente da nacionalidade, religião ou condição social.

As datas de apresentação do espectáculo no Litoral EmCena, inicialmente previstas para 13 a 17 de julho, foram alteradas para 26 a 29 deste mês.

‘Sorriso’ é um espectáculo de rua para toda a família, é de acesso livre e vai ser apresentado, sempre às 21:30, no dia 26, na Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, no dia 27, no Parque Central, em Vila Nova de Santo André, no dia 28, no parque de estacionamento da Lagoa de Santo André, no dia 29, no Castelo de Sines e, no dia 30, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo.