Brincando & Aprendendo: Jovem de Santo André cria vídeos com Legos

Rafael Serrão

Por Ondina Bordalo,

Com este rostinho tão simpático, de olhar meigo e ao mesmo tempo muito atento e perspicaz, rodeado do seu ambiente de “trabalho”, apresento-vos o Rafael Serrão, 12 anos, muito bom aluno, (descobrimos), a frequentar o 7º B, na ESPAM , aqui em Vila Nova de Santo André. E o que ficamos a saber também, através do jornalinho daquela escola, é que o Rafael, tem um passatempo super interessante, em que cria vídeos “stop motion”, de LEGO, nos quais desenvolve e aplica conhecimentos e técnicas, demonstrando possuir uma inteligência muito acima da média!!!

Rafael Serrão
Rafael Serrão

Como é óbvio, as palavras que aqui transcrevo da conversa com o Rafael, ficarão aquém de tudo quanto dele ouvi, sobre a explicação da sua complexa, trabalhosa e impressionante criação de vídeos, do género. Então aqui fica, “reduzida”, mas com o essencial, a nossa “ tão gostosa” conversa :

Antes de mais, Rafael, estou curiosa em saber, o que te levou a este passatempo de criares vídeos “Stop Motion”, de LEGO?

Rafael: Desde muito pequeno que a minha brincadeira preferida, era fazer construções do LEGO. Um dia, depois de ver na televisão uns desenhos animados, pedi ao meu pai para me explicar como se faziam. E logo me surgiu a ideia de que, as histórias que eu imaginava e construía em LEGO, podia transformá-las em vídeo, se utilizasse sucessivas fotos que ia tirando aos personagens e situações por mim criadas.

Artigo completo na edição em papel de 21 de janeiro de 2016 n.º 662