Coisas de Emigrante: Já nada me deixa admirada!

Ana Chainho

Ana ChainhoPor Ana Chainho, em Abu Dhabi,

Vou ser sincera, já nada me deixa admirada! 

Antes ficava boquiaberta com certas coisas, mas agora já me habituei, é o processo de assimilação a funcionar.

Ora aqui vão algumas dessas coisas que no início me faziam refilar e que agora já se tornaram parte da minha vida nos EAU:

1- O Ramadão, o mês mais importante para os Muçulmanos.

Se no ano passado apenas me apercebi das mudanças nos horários dos estabelecimentos comerciais, este ano o tema está-me mais próximo. Na escola o número de alunos reduziu drasticamente, como as avaliações de final de terceiro período já terminaram, a maioria fica em casa, em família. No entanto, alguns alunos que estão a jejuar continuam a ir as aulas. Como tal, tiveram de ser adotadas medidas alternativas que respeitem esses alunos, e também professores e outros funcionários.

Por exemplo, foram tapados os vidros de uma das cantinas, e apenas nessa se pode comer. O horário letivo também foi encurtado e as aulas de Educação Física canceladas ou adaptadas a níveis de esforço mínimo. Tenho colegas (que entretanto se tornaram amigas) que estão a jejuar e, por isso, aprendi o verdadeiro significado do Ramadão… Pode-se dizer que é como o Natal para mim, época de amor, de estar com a família e amigos.

Ramadan Kareem é a expressão mais usada por estes dias aqui nos Emirados!

Artigo completo na edição em papel de 02 de Julho de 2015, n.º 650