O Castelo de Milfontes

Castelo de Milfontes
Com vista privilegiada sobre a foz do rio Mira, há mais de 400 anos que o Forte de São Clemente protege” Vila Nova de Milfontes |Foto: Ângela Nobre|

Hoje local de atracção de veraneantes à procura de um lugar ao sol, esta pequena localidade nem sempre foi pacífica, tendo a construção de um “castelo” sido “a resposta” a um ataque de piratas que terá devastado a vila no final do século XVI. 

Castelo de Milfontes
Com vista privilegiada sobre a foz do rio Mira, há mais de 400 anos que o Forte
de São Clemente protege” Vila Nova de Milfontes |Foto: Ângela Nobre|

A entrada do forte remete qualquer visitante para outros tempos: o acesso à porta principal do edifício é feito por uma ponte levadiça, agora permanentemente deitada, que passa por cima de um antigo fosso, transformado num jardim completamente verde, a partir de onde heras trepam as paredes centenárias.

Outras alterações foram feitas ao longo dos tempos, especialmente durante o século passado, com a transformação do edifício em residência, embora continue com um traçado distinto que se destaca no horizonte de quem espreita a partir da margem sul do rio Mira.

A construção do também conhecido entre os locais como “Castelo de Milfontes”, decorreu em 1602, com projecto de um engenheiro napolitano ao serviço da realeza, Alexandre Massai, para proteger a região de ataques de corsários.

Muitos anos mais tarde, já sem qualquer interesse militar, acabou por ser vendido em hasta pública em estado de ruínas em 1903, tendo passado pelas mãos de vários proprietários privados até 1939.

O artigo completo na edição em papel de 02 de Outubro de 2014, n.º 632