Ermida de Nossa Senhora do Livramento

Nossa Senhora do Livramento

Nossa Senhora do LivramentoLocais de culto habitualmente fora das povoações, as ermidas têm a si associadas geralmente estórias de milagres ou lendas.

Não podia ser diferente com a Ermida de Nossa Senhora do Livramento, construída em 1740 a cerca de 3 quilómetros da aldeia de São Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, no cimo de um cerro, sem dúvida local de grande inspiração, com vista de cortar a respiração em todo o redor.

Reza a lenda que há muitos anos um jovem pastor que guardava um rebanho naquela zona terá conseguido transformar um cabelo de cabra numa cobra, que guardava num canudo de cana e alimentava com gotas de leite.

Desde então, o rapaz todos os dias ordenhava uma cabra para alimentar a cobra a que tinha dado vida. O animal foi crescendo e passou a andar em liberdade pelos matos da serra. Mas bastava o pastor assobiar para ela  vir a correr imediatamente a fim de tomar a sua refeição de leite. Até que o pastor teve partir, para cumprir o serviço militar, deixando a amiga cobra.

Passado alguns anos regressou para matar saudades, soltou o habitual assobio e a cobra lá apareceu. Mas, como o pastor não tinha leite, tentou atacá-lo.

O artigo completo na edição em papel de 05 de Setembro de 2014, n.º 630